EUA não ‘abandonam’ aliados, diz chefe da defesa
12 de fevereiro de 2025
Os líderes mundiais estão cometendo um erro se concluírem que um esforço do Presidente dos EUA, Donald Trump, para rever a postura militar global da América significa que Washington está a recuar, de acordo com o Secretário da Defesa, Pete Hegseth.
Hegseth falou na terça-feira aos repórteres em Estugarda, Alemanha, sede do Comando Europeu dos EUA e do Comando dos EUA para África, a primeira paragem na sua primeira viagem internacional desde que tomou posse no mês passado.
“Seríamos negligentes se não revisássemos a postura da força em todos os lugares, mas seria uma suposição de planejamento errada dizer que a América está abandonando algo ou que a América está saindo”, disse Hegseth.
“Não, a América é inteligente para observar, planear, priorizar e projectar poder onde for necessário para dissuadir conflitos”, acrescentou.
Os comentários surgem antes das principais reuniões de quarta e quinta-feira em Bruxelas dos ministros da defesa da NATO e do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia, um grupo de quase 50 países que se comprometeram a apoiar a Ucrânia nos seus esforços para repelir a Rússia.
Autoridades de defesa dos EUA disseram que se espera que Hegseth pressione os aliados da OTAN para que assumam um papel de liderança no enfrentamento dos desafios na Europa e também para aumentar os gastos com defesa - algo que o chefe da defesa dos EUA enfatizou na Alemanha.
“O continente europeu merece estar livre de qualquer agressão. Mas deveriam ser aqueles da vizinhança que investissem mais nessa defesa individual e colectiva”, disse Hegseth. "Isso é bom senso.
“Você defende sua vizinhança e os americanos estarão ao seu lado ajudando nessa defesa”, disse ele.
Mas não está claro se isso significa que os EUA manterão uma presença militar robusta em toda a Europa.
Hegseth disse que o impulso de Trump para um “acordo de paz rápido na Ucrânia” poderia permitir aos EUA transferir recursos para combater a ameaça crescente da China no Indo-Pacífico.
Fontes
[editar | editar código]- ((en)) Jeff Seldin. US military not 'abandoning' allies, defense chief says — VOA News, 11 de fevereiro de 2025
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |

