EUA marcam dia de igualdade salarial em meio a disparidades salariais entre homens e mulheres

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na terça-feira, o governo Biden comemora o Dia da Igualdade Salarial, que simboliza quanto tempo mais as mulheres devem trabalhar para ganhar o que os homens ganharam no ano anterior. No ano passado, o dia caiu em 24 de março.

O presidente Joe Biden anunciou uma série de ações para aumentar a equidade salarial e a transparência na força de trabalho federal, incluindo uma proposta de regulamento que impediria as agências federais de usar o histórico salarial de um candidato a emprego no processo de contratação. Proibir o uso do histórico salarial pode ajudar a quebrar o ciclo de pagamento potencialmente discriminatório que pode seguir mulheres e trabalhadores negros de emprego em emprego.

“Espero que isso seja um exemplo para todas as empresas privadas seguirem também”, disse Biden em comentários da Casa Branca.

As mulheres americanas, em média, ainda ganham 83 centavos para cada dólar ganho por um homem. As disparidades são ainda maiores para mulheres negras, nativas americanas e latinas, bem como algumas mulheres asiáticas.

As ações de Biden não abordam a diferença salarial de gênero no setor privado. Certas indústrias têm uma disparidade salarial ainda maior entre homens e mulheres. Em finanças e ciência, em média, os homens levam para casa pelo menos US$ 30.000 a mais do que as mulheres fazendo o mesmo trabalho todos os anos.

Embora um número crescente de países europeus exija que os empregadores publiquem ou forneçam a seus funcionários acesso a dados salariais de gênero, os Estados Unidos não exigem transparência salarial em seu setor privado. O governo Obama exigiu que grandes empresas informassem quanto pagam aos trabalhadores por raça e gênero, mas o governo Trump, sob pressão de grandes grupos empresariais, suspendeu a regra em 2017.

“Este governo deve reiniciar esses esforços”, disse Seema Jayachandran, professora de economia da Northwestern University que se concentra na igualdade de gênero.

“Embora as regras do EEO (oportunidades iguais de emprego) descubram se a força de trabalho é desequilibrada em termos de gênero, elas não revelam se as mulheres estão em empregos de baixa remuneração e os homens em empregos de alta remuneração, ou se em empregos semelhantes, há é uma diferença salarial entre homens e mulheres”, disse ela.

A Casa Branca não respondeu à pergunta sobre se as autoridades planejam restabelecer a regra. No entanto, Vasu Reddy, conselheiro sênior de política econômica da Parceria Nacional para Mulheres e Famílias, disse que desde setembro o governo Biden analisa os dados coletados de empresas privadas para mostrar diferenças salariais por raça e gênero.

“Esperamos que este seja o primeiro passo para restabelecer essa regra”, disse Reddy.

Fontes