EUA e Papua Nova Guiné assinam acordo de segurança

Fonte: Wikinotícias

22 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e Papua Nova Guiné assinaram um acordo de segurança que inclui dar às forças estadunidenses acesso às águas e portos da nação do Pacífico.

O acordo ocorre em meio a disputa dos Estados Unidos contra China.

“O Acordo de Cooperação em Defesa, elaborado por Papua Nova Guiné e os Estados Unidos como parceiros iguais e soberanos, aumentará a capacidade da Força de Defesa da PNG de prestar assistência humanitária e alívio de desastres, inclusive por meio do fornecimento de assistência médica e abrigo temporário para aqueles afetados por crises”, disse o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante uma cerimônia de assinatura em Port Moseby. “O acordo também tornará mais fácil para as forças da PNG e dos EUA treinarem juntas de novas maneiras e em mais lugares como parte de nosso esforço conjunto para manter a paz e a segurança em todo o Indo-Pacífico.”

Blinken disse que outro pacto assinado na segunda-feira permitirá que as forças de Papua Nova Guiné e a Guarda Costeira dos EUA cooperem no combate a “atividades marítimas ilícitas, incluindo pesca ilegal, não declarada e não regulamentada”.

“Sob este acordo, nossas forças poderão abordar os navios uns dos outros, compartilhar conhecimentos técnicos e, finalmente, melhor patrulhar os mares juntos”, disse Blinken.

Blinken visitou Papua Nova Guiné no lugar do presidente dos EUA, Joe Biden, que cancelou o que teria sido a primeira visita de um líder americano em exercício a um país insular do Pacífico por causa das negociações em andamento para evitar uma crise de dívida em casa.

Fontes