EUA e Japão assinam 'Acordo sobre o Uso Pacífico do Espaço Sideral'

Fonte: Wikinotícias

14 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos e o Japão assinaram um acordo para expandir a exploração e cooperação espacial.

No dia 13, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blincoln, e o ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, assinaram um acordo na sede da NASA em Washington, D.C. sobre a 'Estrutura Cooperativa para a Exploração e Utilização do Espaço, incluindo a Lua e outros corpos celestes para fins pacíficos'.

O acordo, assinado na presença do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, visa fortalecer a cooperação nas áreas de exploração e tecnologia espacial, incluindo a Lua, transporte espacial, ciência e tecnologia da aviação.

O primeiro-ministro Kishida disse esperar que o acordo promova a cooperação espacial entre os dois países e expanda ainda mais os campos de cooperação entre os dois países.

O ministro Blincoln enfatizou: “O acordo fortalecerá a cooperação para realizar nossas aspirações comuns de pesquisa em tecnologia espacial, transporte, exploração robótica da superfície lunar, missões relacionadas ao clima e envio de astronautas japoneses à superfície lunar”.

O Japão pretende pousar astronautas japoneses na lua no final da década de 2020, e os dois países concordaram em manter um “diálogo espacial abrangente” em março como acompanhamento do acordo.

Fontes