EUA e China prometem medidas urgentes de controle do clima

Fonte: Wikinotícias

18 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

China e Estados Unidos, os dois maiores poluidores de carbono do mundo, chegaram a um novo acordo para tomar medidas urgentes para conter as mudanças climáticas.

Os dois países disseram em um comunicado conjunto no final do sábado que “estão comprometidos em cooperar entre si” e com outras nações para lidar com a crise climática “com a seriedade e urgência que ela exige”.

O enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, e seu homólogo chinês Xie Zhenhua chegaram a um acordo durante três dias de negociações na semana passada em Xangai, poucos dias antes da cúpula virtual sobre o assunto que está sendo organizada esta semana pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

Kerry disse a repórteres em Seul no domingo que considera a linguagem do documento "forte" e que a China e os EUA concordaram em "elementos críticos sobre aonde devemos ir".

Mas Kerry, um ex-secretário de Estado dos Estados Unidos e candidato democrata perdedor à presidência em 2004, acrescentou: "Aprendi na diplomacia que você não dá as costas às palavras, você age. Todos nós precisamos ver o que acontece ."

A China, o maior poluidor de carbono do mundo, e o segundo pior, os Estados Unidos, emitem quase metade da fumaça dos combustíveis fósseis que estão aquecendo a atmosfera do planeta. Sua cooperação seria crucial no combate à poluição causada pelo homem.

Os EUA, a maior economia do mundo, e a segunda maior China, são rivais comerciais em todo o mundo e têm relações polêmicas sobre direitos humanos e reivindicações territoriais da China em torno de Taiwan, que os EUA fornecem com armas militares, embora continue sua "uma China" política, reconhecendo Pequim como o único governo chinês.

Kerry observou que a China é o maior usuário de carvão do mundo e discutiu maneiras de fazer a transição para outras formas de energia.

“Nunca me esquivei de expressar nossas opiniões compartilhadas por muitas, muitas pessoas de que é imperativo reduzir o carvão em todos os lugares”, disse ele.

Su Wei, membro da equipe de negociação chinesa, disse à emissora estatal CCTV no domingo que os dois países chegaram a um consenso para cooperação futura em questões climáticas.

Biden convidou 40 líderes mundiais, incluindo o presidente chinês Xi Jinping, para a cúpula do clima na quinta e sexta-feira.

Fontes