EUA derrubam 4 objetos em 8 dias; inédito em tempos de paz

Fonte: Wikinotícias

13 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um avião de combate dos Estados Unidos abateu um "objeto não identificado" sobre o Lago Huron no domingo por ordem do presidente Joe Biden, o quarto abate em oito dias e a mais recente operação militar em uma cadeia extraordinária de eventos no espaço aéreo do país. Funcionários do Pentágono dizem que é sem precedentes em tempos de paz.

Parte da razão para os repetidos abates é um "alerta intensificado" depois que um balão chinês foi detectado no espaço aéreo dos EUA no final de janeiro, disse o general Glen VanHerck, chefe do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, por sua sigla em inglês) e o Comando Norte dos Estados Unidos, em reunião com repórteres.

Desde então, caças abateram objetos sobre o Canadá e o Alasca nos últimos dias. Oficiais do Pentágono indicaram que não representavam nenhuma ameaça à segurança, mas tão pouco se sabia sobre eles.

“Temos observado mais de perto nosso espaço aéreo nessas altitudes, inclusive aumentando nosso poder de radar, o que pode explicar o aumento, pelo menos em parte”, disse Melissa Dalton, secretária adjunta de defesa para defesa nacional.

Funcionários do Pentágono disseram que ainda estão tentando determinar exatamente o que eram os objetos, observando que consideraram usar as metralhadoras dos caças em vez de mísseis, mas provou ser muito difícil. Eles também fizeram uma forte distinção entre os três objetos abatidos no fim de semana e o balão.

A extraordinária atividade de defesa aérea começou no final de janeiro, quando um balão branco de origem chinesa apareceu sobre os Estados Unidos e sobrevoou o país por dias antes de ser abatido por caças na costa de Myrtle Beach, na Carolina do Sul. Desde então, o assunto repercutiu.

O último a ser abatido foi detectado pela primeira vez na noite de sábado sobre Montana, mas inicialmente foi considerado uma anomalia. O radar o detectou novamente no domingo, quando sobrevoava a Península Superior de Michigan e o Lago Huron, disseram autoridades do Pentágono.

As autoridades americanas e canadenses haviam restringido uma certa parte do espaço aéreo sobre o lago horas antes para que os caças pudessem voar para interceptar e tentar identificar o objeto. Era octogonal, com cordas penduradas, mas não tinha carga perceptível. Ele estava voando em baixa altitude, cerca de 20.000 pés (6.000 metros), de acordo com um dos funcionários, que falou à AP sob condição de anonimato.

Fontes