EUA afirmam que não julgarão príncipe da Arábia Saudita por morte de jornalista

19 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os Estados Unidos declararam que não julgarão o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman (MBS), pela morte do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018.

“Mohammed bin Salman, o primeiro-ministro do Reino da Arábia Saudita, é o chefe do governo em exercício e, portanto, está imune a este processo”, diz o documento divulgado. “O governo dos EUA expressou suas graves preocupações sobre o assassinato horrível de Jamal Khashoggi, e levantou essas questões publicamente e junto aos níveis mais elevados do governo saudita”, declarou.

A decisão da Casa Branca foi amplamente criticada. Hatice Cengiz, viúva de Jamal, afirmou em uma rede social que ele “morreu novamente” naquele dia.

Agnès Callamard, da Anistia Internacional, criticou a decisão: “Escutem, escutem, autoridades de governos com sangue nas mãos, generais liderando crimes de guerra, ministros ordenando sequestros e torturas, executivos corruptos, fiquem sabendo, para que estejam acima da lei basta se declarar chefe de Estado”.

Fontes

  • ((pt-br)) EUA afirmam que Bin Salman tem imunidade em processo ligado a execução de jornalista — O Globo. Página visitada em 19 de novembro de 2022 <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AEUA+afirmam+que+n%C3%A3o+julgar%C3%A3o+pr%C3%ADncipe+da+Ar%C3%A1bia+Saudita+por+morte+de+jornalista&rft.au=&rft.btitle=EUA+afirmam+que+Bin+Salman+tem+imunidade+em+processo+ligado+a+execu%C3%A7%C3%A3o+de+jornalista&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=O+Globo&rft_id=https%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fmundo%2Fnoticia%2F2022%2F11%2Feua-afirmam-que-bin-salman-tem-imunidade-em-processo-ligado-a-execucao-de-jornalista.ghtml&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988"> 
  • ((pt-BR)) Lucas Rocha. EUA determinam que príncipe saudita está imune em caso movido pela noiva de Jamal Khashoggi — CNN Brasil. Página visitada em 19 de novembro de 2022 <span title="ctx_ver=Z39.88-2004&rfr_id=info%3Asid%2Fpt.wikinews.org%3AEUA+afirmam+que+n%C3%A3o+julgar%C3%A3o+pr%C3%ADncipe+da+Ar%C3%A1bia+Saudita+por+morte+de+jornalista&rft.au=Lucas+Rocha&rft.btitle=EUA+determinam+que+pr%C3%ADncipe+saudita+est%C3%A1+imune+em+caso+movido+pela+noiva+de+Jamal+Khashoggi&rft.date=Erro Lua em Módulo:ISO na linha 17: attempt to index local 'input' (a nil value).&rft.genre=unknown&rft.pub=CNN+Brasil&rft_id=https%3A%2F%2Fwww.cnnbrasil.com.br%2Finternacional%2Feua-determinam-que-principe-saudita-esta-imune-em-caso-movido-pela-noiva-de-jamal-khashoggi%2F&rft_val_fmt=info%3Aofi%2Ffmt%3Akev%3Amtx%3Abook" class="Z3988">