Duplica o número de refugiados e requerentes de asilo nicaraguenses na Costa Rica

Fonte: Wikinotícias

26 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A apenas um mês do aniversário de quatro anos do início da crise sociopolítica de 2018 na Nicarágua, a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) informou que, nos últimos oito meses, o número de pessoas que fugiram de Manágua para a Costa Rica aumentou dobrou, totalizando mais de 150.000 deslocados.

O número equivale a 3% da população total da Costa Rica, que há anos é o principal destino dos nicaraguenses e também um dos principais países de onde são enviadas as remessas.

O aumento do número de requerentes de refugiados também coincide com o início das prisões contra os mais de 40 opositores na Nicarágua, incluindo os sete candidatos presidenciais que pretendiam disputar o poder de Daniel Ortega, acusado de reprimir opositores e seus críticos.

De fato, o ACNUR interpreta que o aumento dos pedidos de asilo é consequência “de importantes eventos sociopolíticos; entre eles, as eleições presidenciais de novembro”, nas quais Ortega foi reeleito.

Um ponto que o ACNUR destaca é que, embora a Costa Rica tenha sido um dos principais destinos dos nicaraguenses para pedidos de refugiados, nos dois primeiros meses de 2022, o número de pedidos de asilo da Nicarágua que chegaram ao México equivale a quase um terço dos pedidos de asilo apresentados por nicaraguenses há um ano.

Por outro lado, os escritórios do ACNUR solicitaram apoio da comunidade internacional para continuar prestando ajuda aos refugiados.

“A agência da ONU apoia o governo da Costa Rica e as comunidades anfitriãs com registro, assistência jurídica, ajuda em dinheiro, doações de kits de limpeza e higiene e distribuição de alimentos e colchões para refugiados e solicitantes de asilo”, diz o comunicado.

Fontes