Duas semanas após a sua atribuição, Bob Dylan aceita Nobel de Literatura, diz jornal

Fonte: Wikinotícias

28 de outubro de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Duas semanas depois de ter sido agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura de 2016, o músico e poeta americano Bob Dylan comentou sobre o prêmio. Isto foi relatado no site da Academia Sueca.

Ele confirmou que aceita o prêmio, citando que a notícia do Prêmio Nobel o deixou sem fala. O poeta disse que realmente um prêmio de venerável.

Depois que as informações sobre a atribuição do Prêmio, Dylan continuou a servir ativamente, mas nunca mencionar o seu prêmio nos concertos. Por outro lado, a Academia Sueca não foi capaz de alcançá-lo.

"A notícia do Prêmio Nobel me privou de expressão", disse ele, chamando esta semana na Academia Sueca.

"Aceita o prêmio? [Mas] É claro!", assegurou ele e disse que estava muito honrado com a atribuição.

O relatório disse que a academia, que ainda não se sabe se Bob Dylan chega na cerimônia de premiação, que será realizada em Estocolmo, em dezembro .

Mais cedo, o músico britânico Daily Telegraph disse que pretende participar da Cerimônia de Premiação.

"Absolutamente. Se for possível.", disse Dylan, acrescentando que [é] "difícil acreditar" no fato de que ele se tornar um laureado com o Nobel.

Lembre-se que o músico foi galardoado com o prêmio "[da] criação de imagens poéticas na grande tradição [na] canção americana". Ele escreveu essas músicas famosas como Blowin 'in the de Win, Rolling Stone. O poeta leva o segundo lugar nos cem maiores cantores de todos os tempos na lista da revista Rolling Stone.

O anúncio foi feito em 13 de outubro , o que causou uma variedade de reações na Suécia (choque, críticas e entusiasmo). A decisão acadêmica era muito incomum, pois Dylan é visto por muitos, principalmente como um músico e não um poeta.

Secretária Permanente da Academia Sueca, Sara Danius, comentando sobre a seleção, disse que a decisão de conceder os acadêmicos prêmio Dylan foi unânime. De acordo com ela, "ele cria poemas, que são destinados à execução" nos trabalhos de Dylan "tradições profundamente refletidas, eles estão conectados com a música no mais alto nível artístico".

Prêmio Nobel de literatura, um dos cinco, legados, no final do século XIX pelo industrial sueco e inventor Alfred Nobel. A cerimônia de premiação acontece em Estocolmo, em 10 de dezembro o dia da morte do fundador dos prêmios Nobel.

O montante de cada prêmio de 2016 é de 8 milhões de coroas suecas (932.000 dólares).

A Academia Sueca foi fundada em 1786 pelo rei Gustavo III seguindo o exemplo dos franceses para apoiar e desenvolver a língua sueca e literatura. Como parte do Academia, 18 membros que são eleitos para o seu posto para a vida dos votos dos membros permanentes da Academia.