Drones viram desafio de segurança nacional na Alemanha
21 de dezembro de 2025
Nesse domingo (21), voos não autorizados em mercados de Natal ou zonas militares levantam suspeitas de espionagem ou sabotagem, e governo federal investe em maior controle. O surgimento de drones desconhecidos nos céus alemães tem se tornado um desafio de segurança. Após uma série de sobrevoos não autorizados em locais variados, desde um mercado de Natal até áreas politicamente sensíveis, o governo estabeleceu uma nova unidade especial na Polícia Federal para proteção contra esses dispositivos.
Também estão sendo revisadas leis que até o momento não mencionavam drones, com o objetivo de evitar a sensação de impotência das autoridades frente a uma suposta ameaça híbrida.
No começo de outubro, o tráfego aéreo em Munique, no sul da Alemanha, foi interrompido por várias horas devido a drones, causando retenção de passageiros. Eles têm surgido constantemente em portos marítimos, ferrovias, instalações industriais e até mesmo em áreas militares.
Esses casos têm gerado suspeitas recorrentes de espionagem russa. Os drones seriam "controlados por potências inimigas", afirmou o ministro do Interior alemão, Alexander Dobrindt.
Porém, nem sempre é uma questão de segurança. Em dezembro, um drone não identificado sobrevoou o Christkindlesmarkt de Nuremberg, uma conhecida feira de Natal no centro da cidade, fazendo com que a polícia ficasse em alerta. O aparelho era de propriedade de um blogueiro que pretendia capturar "belas imagens aéreas", desconsiderando uma proibição existente. O caso foi encerrado sem consequências significativas.
Em resposta ao aumento de drones suspeitos sobrevoando instalações militares e infraestrutura crítica, a Alemanha criará uma nova unidade federal antidrone, anunciou o Ministro do Interior, Alexander Dobrindt, nesta terça-feira (2).
A formação integrará o departamento de operações especiais da polícia federal, sendo treinada e certificada especificamente para identificar e neutralizar drones, afirmou Dobrindt durante um evento nos arredores de Berlim. A unidade deverá expandir para 130 agentes, que estarão espalhados por toda a Alemanha e poderão ser rapidamente deslocados para regiões críticas, se necessário.
O ministro declarou que a Alemanha alocou mais de 100 milhões de euros para tecnologia antidrone neste ano e no ano seguinte. Os sistemas possuem sensores e bloqueadores destinados a interromper os sinais de drones hostis, sendo capazes de interceptá-los ou derrubá-los, se necessário.
Dobrindt afirmou: "É um sinal importante de que estamos enfrentando ameaças híbridas", e que "estamos criando uma missão clara para detectar, interceptar e, sim, também abater drones quando necessário. Não podemos aceitar que ameaças híbridas, incluindo drones, se tornem um perigo para a nossa segurança".
Dobrindt declarou que a Alemanha comprará sistemas de fabricantes alemães e israelenses, com novas aquisições programadas para os meses seguintes.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Drones viram desafio de segurança nacional na Alemanha — Universo Online, 21 de dezembro de 2025
- ((en)) Germany launches new counter-drone police unit — politico.eu, 2 de dezembro de 2025

