Donald Trump, Personalidade do Ano

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Anúncio foi feito hoje pela revista Time.

7 de dezembro de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, foi escolhido como a Personalidade do Ano de 2016 pela revista norte-americana Time.

"É uma grande honra, significa muito", disse Trump ao programa Today, da rede de TV NBC, que fez o anúncio nesta quarta-feira, 7.

Mesmo com a democrata Hillary Clinton apontada como favorita à eleição presidencial do passado 8 de Novembro em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto e nas projecções feitas por institutos e pela imprensa, Donald Trump foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos.

De temperamento explosivo e sem experiência política anterior, o multimilionário republicano de 70 anos superou todos os prognósticos e se impôs como um forte adversário.

Com discursos centrados nas frustrações e inseguranças dos americanos num mundo em mutação, tornou-se a voz da mudança para milhões deles.

Entre outras polémicas na campanha eleitoral, ele defendeu a construção de um muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

Trump prometeu ainda banir os muçulmanos e expulsar todos os imigrantes ilegais, cerca de 11 milhões de pessoas, afirmando que aqueles que comprovarem ser “boas pessoas” serão aceites de volta de forma legal.

Outras propostas feitas pelo republicano foram o fim do denominado "Obamacare" (programa de saúde criado por Obama), o aumento dos impostos de empresas que deixarem o país e a ampliação dos poderes dos donos de armas que querem se defender.

A Personalidade de 2015 foi a primeira-ministra alemã Angela Merkel.

Fonte