Donald Trump toma posse como novo presidente dos Estados Unidos

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Depois de vencer Hilary Clinton nas eleições norte-americanas do ano passado, Donald Trump assume hoje o posto de mandatário dos Estados Unidos.

20 de janeiro de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Washington, D.C., EUA

O novo mandatário dos EUA, Donald Trump, foi empossado como o 45º presidente dos Estados Unidos, junto com o vice-presidente Mike Pence. Eles prestaram o juramento ao juiz John Roberts, que preside a solenidade. A cerimônia é transmitida ao vivo para todo o mundo, através da página oficial do YouTube da Casa Branca. ocorre no Capitólio, o prédio do Congresso norte-americano. Segundo os organizadores, entre 900 mil e 1 milhão de pessoas, vindas de todo o país e do exterior, estão em Washington para assistir à posse.

Redes Sociais

Horas antes e durante a posse do republicano Donald Trump como presidente, se tornou o assunto mais discutido em redes sociais de hoje. No Twitter, os termos #InaugurationDay ("Dia da Posse", relativo à cerimônia) e Melania (que se refere à mulher do novo presidente dos EUA, Melania Trump) estão entre os mais comentados em todo o mundo.

Entre os internautas, o clima de dúvida sobre o futuro dos EUA impera. Alguns desejavam sorte ao novo presidente norte-americano. “Hoje é o dia em que o presidente eleito Donald Trump será empossado como presidente dos Estados Unidos! Boa sorte senhor”, dizia uma das mensagens. Outras não eram tão otimistas assim: “Bem, eu acho que “está tudo bem”! Vamos retroceder 50 anos hoje!”.

Internautas também aproveitam as redes sociais para, novamente, se despedirem de Barack Obama. “Obama está saindo, mas o que ele representava, não. Seu legado deve ter continuidade”, apontava um internauta.

Obama faz postagens em clima de despedida

A troca de comando não ocorre apenas na Casa Branca. Hoje, a conta do Twitter @Potus (sigla para The Presidente of United States) vai passar de Obama para Donald Trump. Na manhã desta sexta-feira (20), Obama fez as últimas postagens na conta em clima de despedida. Depois que Trump for empossado, as postagens de Obama passarão para o perfil @POTUS44. Ele escreveu o seguinte, em uma série de quatro tuítes:

As we look forward, I want our first steps to reflect what matters most to you. Share your thoughts with me at http://Obama.org.
I'm still asking you to believe - not in my ability to bring about change, but in yours. I believe in change because I believe in you.
“Foi a maior honra da minha servir a vocês. Vocês fizeram de mim um líder melhor e um homem melhor. Eu não vou parar; estarei com vocês como um cidadão, inspirado pelo clamor de justiça, bom humor e amor. Para o futuro, eu quero refletir sobre o que importa para vocês. Compartilhem seus pensamentos em Obama.org. Eu continuo pedindo para vocês acreditarem – não na minha capacidade de provocar uma mudança, mas na de vocês. Eu acredito na mudança porque acredito em vocês”.

Trump convoca para juramento

Trump publicou pouco em redes sociais no dia da sua posse. Ele fez apenas um chamado para o evento.

It all begins today! I will see you at 11:00 A.M. for the swearing-in. THE MOVEMENT CONTINUES - THE WORK BEGINS!
“Tudo começa hoje! Vejo vocês às 11h (horário da posse) para o juramento. O movimento continua. O trabalho começa”.

Melania Trump e Michele Obama (esposas de Trump e Obama) não fizeram manifestações por redes sociais neste 20 de janeiro.

Vandalismo

Poucos minutos antes da posse, ativistas que estavam mascarados destruíram carros e quebraram vidraças de lojas em ruas da capital norte-americana, longe do Capitólio. Eles levaram bandeiras anarquistas pretas e cartazes com os dizeres: "Junte-se à resistência. Lute agora". A polícia usou spray de pimenta para evitar que os ativistas continuassem com as depredações nas ruas.

Fontes