Dinamarca aprova lei para enviar imigrantes asilados para fora do país

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

6 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Por VOA News

O parlamento da Dinamarca aprovou na quinta-feira passada (03/06) uma medida que permitirá ao país realocar requerentes de asilo para um terceiro país ainda não identificado, provavelmente fora da Europa.

A medida, proposta pelo governo liderado pelos socialdemocratas, foi aprovada por 70 votos a 24 e permitirá à nação transferir requerentes de asilo para centros de detenção em países parceiros, onde seus casos serão analisados.

O alto comissário das Nações Unidas para os refugiados, a União Europeia (UE) e várias organizações internacionais criticaram o plano, dizendo que prejudicaria a cooperação internacional e carece de detalhes sobre como os direitos humanos seriam protegidos.

Em um comunicado, o porta-voz da UE Adalbert Jahnz disse que o bloco estava analisando cuidadosamente a nova lei e disse que a medida levantava preocupações sobre o acesso à proteções pelos refugiados e que ela não era possível sob as regras da UE.

Em declarações à Associated Press, a porta-voz da organização de defesa e assistência jurídica Refugees Welcome, Michala Bendixen, foi mais direta: “Isso é uma loucura, isso é um absurdo. O que importa é que a Dinamarca quer se livrar dos refugiados. O plano é assustar as pessoas para que não procurem asilo na Dinamarca”.

A Associated Press relata que a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen disse durante sua campanha eleitoral e novamente em janeiro que ela quer ter “zero requerentes de asilo” no país.

A Dinamarca ainda não chegou a um acordo com um país para a parceria, mas há negociações com várias nações, provavelmente da África. No início deste ano, o governo assinou um acordo preliminar com Ruanda sobre questões de imigração e asilo.

Notícia Relacionada

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit