Difunde-se no Twitter falso rumor sobre o Golpe de Estado em Portugal

Fonte: Wikinotícias
Logo do Twitter.

2 de abril de 2012

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Normalmente, as falsas mortes de pessoas famosas no Twitter são comuns "desta vez, elas se passou à mão", declaram dezenas de twitteiros. Uma falsa informação difundida sobre um Golpe de Estado em Portugal por alguns twitteiros, se fez eco em alguns meios de comunicação, levando a ser a hashtag #PrayforPortugal um dos temas mais comentado no Twitter em todo o mundo.

O rumor tomou mais força entre meia-noite e às 1 hora da madrugada de 3 de abril, quando usuários do Twitter como @MikelNhao difundiram o rumor como certo, alcançando o ponto alto quando @FacuDiazT exibiu várias montagens (incluindo eles aqui) simulando a web do diário El País e imagens supostamente capturadas das contas do twitter do El País e Associated Press, segundo na qual se confirmariam os rumores, enquanto ao mesmo tempo se denunciava censura por haver sido retiradas as fontes dessas imagens em seus locais originais.

A velocidade da difusão deste tipo de notícias na rede Twitter fez que a notícia dada por correta, até mesmo quando o hashtag resultava cômico (#PrayForPortugal). Uma simples observação do material gráfico apontado pelo @FacuDiaz permite observar que a hora em que tomou a captura de tela (21hs23in) é muito antiga do que estavam produzindo os eventos (entre meia-noite à 1 hora da madrugada).

É importante, destacar que, em nenhum caso, o diário El País ou Associated Press informaram a fraude, nem deram cobertura alguma a este.

Wikinotícias informou a situação e declarou que as informações não estavam confirmadas, apesar não produzir rastro das fontes de onde das que provinha o rumor nem o análise das falsas provas apontadas. Wikinotícias pediu a seus seguidores em Portugal informar a situação que está a acontecer. O usuário @artuuur se comunicou com Wikinotícias e confirmou que a situação é completamente normal e que se tratava de uma informação falsa.

Parece ser que la comunidad twittera no se conforma con las muertes de famosos en Twitter, si no que ahora también derrocan gobiernos.
(Parece ser que a comunidade twitteira não se conforma com as mortes de famosos no Twitter, mas que agora também derrubam governos.)

Twitter do Wikinoticias

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.