Dia dos Veteranos nos Estados Unidos ou o fim da 'guerra que acabaria com todas as guerras'
12 de novembro de 2024
Em 11 de novembro de cada ano, os americanos se lembram daqueles que morreram em guerras. A data é feriado nacional.
Os Estados Unidos celebram o Dia dos Veteranos todo dia 11 de novembro, data que tem origem em um acordo alcançado no final da Primeira Guerra Mundial em 1918, visto então como o fim da "guerra que acabaria com todas as guerras", de acordo com o site oficial do Escritório de Assuntos de Veteranos do governo dos Estados Unidos.
Mas a guerra não terminou oficialmente até que o Tratado de Versalhes foi assinado em 28 de junho de 1919 nos arredores de Paris. No entanto, os combates cessaram sete meses antes, com a entrada em vigor de um armistício ou cessação temporária das hostilidades entre os aliados e a Alemanha.
Esta data busca chamar a atenção para o objetivo principal do Dia dos Veteranos: uma celebração para homenagear o patriotismo, a disposição de servir e se sacrificar pelo bem comum daqueles que lutaram pela América.
Foi o presidente Woodrow Wilson quem proclamou 11 de novembro de 1919 como a primeira comemoração do Dia do Armistício para homenagear os veteranos da Primeira Guerra Mundial.
"Para nós nos Estados Unidos, as reflexões sobre o Dia do Armistício serão repletas de orgulho solene pelo heroísmo daqueles que morreram a serviço do país e gratidão pela vitória, tanto pelo que nos libertou quanto pela oportunidade que deu à América de mostrar sua simpatia pela paz e justiça nos conselhos das nações..." Wilson disse naquele dia ao proclamar a comemoração.
Uma lei aprovada em 13 de maio de 1938 tornou o dia 11 de novembro de cada ano um feriado legal. Quando a data cai em um sábado, o feriado trabalhista é comemorado na sexta-feira e, se cair em um domingo, é transferido para a segunda-feira seguinte.
Em 1954, a legislação foi alterada eliminando a palavra "Armistício" e inserindo a palavra "Veteranos" em seu lugar para incluir todos os veteranos dos Estados Unidos de todas as guerras.
Mais tarde naquele mesmo ano, em 8 de outubro, o presidente Dwight D. Eisenhower emitiu a primeira "Proclamação do Dia dos Veteranos".
"Para garantir a celebração adequada e generalizada deste aniversário, todos os veteranos, todas as organizações de veteranos e todos os cidadãos desejarão dar as mãos em busca de um propósito comum", disse o então presidente dos Estados Unidos.
Assim, Eisenhower nomeou o Administrador de Assuntos de Veteranos como Presidente de um Comitê do Dia Nacional dos Veteranos, que incluía outros para coordenação nacional e planejamento da celebração.
Em todos os estados, este dia é comemorado com homenagens, desfiles e cerimônias. A celebração mais importante, no entanto, é a cerimônia no Túmulo do Soldado Desconhecido no Cemitério de Arlington, a poucos minutos de Washington, D.C.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((es)) Voz da América. Día de los Veteranos en EEUU o el final de 'la guerra que acabaría con todas las guerras' — VOA, 11 de novembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |