Saltar para o conteúdo

Dia do Professor: classe tem o que comemorar?

De Wikinotícias

15 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Hoje é Dia do Professor, mas a classe tem mesmo o que comemorar?

Salas de aula lotadas (ou vazias, a depender dos alunos permanecerem na sala ou não), baixos salários, excesso de horas trabalhadas (correção de provas e planejamento de aulas muitas vezes precisa ser feito em casa), indisciplina, violência, falta de interesse dos alunos, problemas de relacionamento com pais e alunos e a falta de infraestrutura nas escolas estão entre os grandes desafios de ser professor atualmente, causando um grande desgaste físico e psicológico aos profissionais da classe Brasil afora.

Por isso, muitos deles já pensaram em trocar de carreira. O índice chega a 80% entre os professores da Educação Básica, segundo dados divulgados no ano passado. Entre os pontos negativos apontados, a falta de valorização foi citada por quase 75% deles e a falta de disciplina e interesse dos alunos, por cerca de 63. Mais da metade, cerca de 53%, relatou que já passou por algum tipo de violência, sendo a agressão verbal a que lidera esse ranking - pouco mais de 46%. Outro dado é que um professor perde, na média, 20% do tempo tentando manter os alunos atentos durante a aula.

As consequências? Mais professores adoecendo, o que significa que eles ficarão por vários dias e eventualmente semanas e meses sem dar aula, e o crescente desinteresse dos jovens pela profissão, o que pode levar a uma crítica falta de professores já na próxima década - estima-se que por volta de 2040 faltem quase 300 mil profissionais da área no Brasil.