Saltar para o conteúdo

Dia da Internet: aumentam denúncias sobre o Telegram no Brasil envolvendo menores

Fonte: Wikinotícias

11 de fevereiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O número de denúncias sobre grupos e canais do Telegram que divulgam ou vendem imagens de abuso e exploração sexual infantil cresceu 78% entre o primeiro e o segundo semestres de 2024, reportou a SaferNet num relatório. Já o número de usuários do aplicativo envolvidos com este tipo de crime passou de 1,25 milhão para 1,4 milhão no mesmo período.

A SaferNet, ONG que atua desde 2005 na promoção de uma internet mais segura, divulgou os dados hoje, do Dia da Internet Segura.

"Este é o segundo relatório da SaferNet Brasil sobre o Telegram, realizado no âmbito do projeto DISCOVER, de prevenção da prática de abuso e exploração sexual infantil, e compreende a análise das denúncias recebidas no segundo semestre de 2024", explicou a SaferNet.

Indicadores da SaferNet

Em 19 anos, a Central de Denúncias já recebeu e processou 4.936.655 denúncias anônimas envolvendo 1.175.339 páginas (URLs) distintas (das quais 818.393 foram removidas até aqui), hospedadas em 110.414 domínios diferentes e conectados à Internet através de 122.425 números IPs distintos, atribuídos para 148 países em 6 continentes.