Dia Mundial do Meio Ambiente 2023 focado na poluição plástica

Fonte: Wikinotícias

5 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Esta segunda-feira, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente, evento anual criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 para chamar a atenção para a necessidade de proteger nosso meio ambiente e promover ações que ajudem a neutralizar e reparar os danos causados pelo homem.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente espera que mais de 150 países participem do evento que acontecerá na Costa do Marfim, na África, com o apoio da Holanda, e que milhões de pessoas participem das atividades.

Este ano, o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente está concentrado nos plásticos, um problema de poluição de grandes proporções, e na busca de soluções para reduzir e controlar sua expansão.

Segundo dados da ONU, a humanidade produz mais de 430 milhões de toneladas de plástico por ano, dois terços dos quais são produtos que em pouco tempo se transformam em lixo. Os custos sociais e econômicos da poluição plástica variam entre 300 e 600 milhões de dólares por ano.

Mas há mais: muitos desses plásticos acabam nos oceanos, afetando a vida marinha e alterando ecossistemas inteiros. A produção e o descarte de plásticos também emitem gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.

Um relatório recente do Programa Ambiental das Nações Unidas intitulado "Feche a torneira" busca redesenhar a maneira como produzimos, usamos, recuperamos e descartamos plásticos e produtos para economizar US$ 4,5 trilhões até 2040.

Entre as atividades para este Dia Mundial do Meio Ambiente estão programadas limpezas de praias em Mumbai, na Índia, oficinas de costura de sacolas de pano em Gana e shows ao vivo com zero desperdício de plástico em Atlanta.

Além disso, em Nova York, será apresentado no World Trade Center um projeto artístico feito inteiramente com resíduos plásticos. Na Índia, famosos músicos e estrelas do cinema criaram um videoclipe para compartilhar mensagens que incentivam mais pessoas a agir contra a poluição.

Especialistas esperam que o impulso desses atos possa estimular governos, cidades, instituições financeiras e indústrias a usar seu poder para investir e implementar soluções em larga escala para superar e reverter a crise da poluição plástica, diz a ONU.

Fontes