Dia Mundial do Doador de Sangue: OMS pede que pessoas voltem a doar sangue sem medo da pandemia de covid-19
14 de junho de 2021
O mundo comemora hoje o Dia Mundial do Doador de Sangue com a OMS fazendo um apelo especial: que as pessoas voltem a doar sangue.
O pedido vem após mais de um ano de pandemia de covid-19, que fez com que as doações caíssem no mundo todo.
Sob o lema “Doe sangue e mantenha o mundo pulsando”, a Organização acredita, principalmente, no engajamento dos jovens, que se "destacam pelo elevado idealismo, entusiasmo e criatividade".
A Organização aponta também que as "nações em desenvolvimento são as que mais sofrem com a falta de bancos de sangue".
Por que doar sangue?
"O sangue é extremamente necessário para pessoas que passam por grandes cirurgias, como transplantes, pessoas em tratamento contra o câncer e pacientes que estão tratando complicações da covid-19. Apesar dos avanços da medicina e das tecnologias, não existe medicamento que substitua as células do sangue. É por isso que esse gesto solidário é essencial", disse a chefe da Seção do Ciclo do Doador da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Anne Ferreira, para a Agência Senado.
Entre janeiro e maio deste ano, a FHB viu as doações de sangue caírem 8% em relação a 2020 e 15,5% em relação a 2019.
Fontes
Dia Mundial do Doador de Sangue ressalta jovens doadores que salvam vidas BR, ONU News em português, 14 de junho de 2021.
Young people and COVID-19: Behavioural considerations for promoting safe behaviours, WHO, de junho de 2021.
Pandemia afetou doações de sangue, que Senado busca incentivar, Agências Senado, 14 de junho de 2021.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |


