Dezenas de milhares protestam em Mianmar contra golpe militar

Fonte: Wikinotícias

7 de fevereiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Mianmar pelo segundo domingo para protestar contra o golpe militar da semana passada e pedir a libertação da líder eleita Aung San Suu Kyi.

Manifestações começaram em diferentes partes de Yangon e convergiram para o Sule Pagoda, o centro da cidade. Houve relatos de grandes multidões também em outras cidades, incluindo Mandalay.

“O golpe militar é uma violação da nossa democracia e dos direitos humanos. Também insulta a vontade do povo. É por isso que somos contra o golpe militar ”, disse um dos líderes do protesto, Aung San Hmaine, ao serviço birmanês da VOA. “É importante honrar o resultado da eleição. É por isso que viemos aqui, fazendo protestos.”

Como os protestos iniciaram ainda ontem, as autoridades de Mianmar chegaram a cortar o serviço de internet, mas o restauraram hoje.

Muitos dos manifestantes gritavam “Viva a Mãe Suu”, uma referência à deposta Suu Kyi, e “Não queremos a ditadura militar”. Outros manifestantes fizeram uma saudação de três dedos, um sinal de resistência contra a tirania nos filmes “Jogos Vorazes”.

O golpe

A tomada militar em Mianmar começou na segunda-feira da semana passada, 25 de janeiro, com a detenção de Suu Kyi, que era a presidente de fato do país. Outros altos funcionários do governo também foram detidos.

Suu Kyi continua em prisão domiciliar em sua residência em Naypyitaw, de acordo com o porta-voz do partido, Kyi Toe, acusada de importação ilegal e uso de seis rádios walkie-talkie não registrados encontrados em sua casa.

Os militares que tomaram decretaram estado de emergência de um ano, que justificaram como sendo necessário devido a fraudes eleitorais no pleito de semanas atrás. No entanto, segundo anlistasd, as alegações de fraude são falsas e as eleições foram vencidas com uma esmagadora maioria pelo partido Liga Nacional para a Democracia de Suu Kyi.

Reações internacionais

O golpe militar foi condenado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outros líderes mundiais, que pediram a restauração do governo eleito.

O Conselho de Segurança da ONU, que muitas vezes luta para chegar a um consenso, emitiu uma declaração unificada na quinta-feira expressando “profunda preocupação” com a declaração do estado de emergência imposto pelos militares. Os 15 membros do Conselho, que incluem a China, também pediram a libertação de Aung San Suu Kyi, do presidente Win Myint e de outros detidos. 

Na sexta-feira passada, quase 300 membros do partido deposto se proclamaram os únicos representantes legítimos do país e pediram reconhecimento global como governantes de Mianmar.

Longa história de golpes

Mianmar, também conhecida como Birmânia, há muito vê uma luta entre os regimes civil e militar. Colônia britânica até 1948, o país foi governado por ditadores apoiados por militares de 1962 a 2010.     

Uma revolta em 1988 levou a uma eleição em 1990, que a Liga ganhou de forma esmagadora, mas os parlamentares eleitos foram presos e a ditadura continuou.     

Suu Kyi, filha do herói da independência assassinado de Mianmar, o general Aung San, emergiu como uma líder nos comícios pró-democracia da Liga Nacional. Ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1991 enquanto estava em prisão domiciliar.   

Em 2010, o general Than Shwe anunciou que o país seria entregue aos líderes civis, que incluíam generais aposentados. Eles libertaram prisioneiros políticos, incluindo legisladores da Liga e Suu Kyi, que foi eleita em uma eleição em 2012 e mais tarde se tornou conselheira de Mianmar.

Críticas prévias a Suu Kyi

Embora popular entre a maioria budista de Mianmar, Suu Kyi, 75, viu sua reputação internacional cair devido ao tratamento que seu governo deu à minoria Rohingya, de maioria muçulmana.     

Em 2017, uma repressão do exército contra os Rohingya, desencadeada por ataques mortais a delegacias de polícia no estado de Rakhine, levou centenas de milhares deles a fugir para a vizinha Bangladesh, onde permanecem.     

O Tribunal Penal Internacional está investigando Mianmar por crimes contra a humanidade.  

Notícia Relacionada

Fonte