Dezenas de migrantes ilegais morrem perto da Itália

Fonte: Wikinotícias

27 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Entidades oficiais italianas disseram que pelo menos 58 imigrantes ilegais, incluindo várias crianças, morreram quando o barco em que tentavam chegar à costa italiana se desintegrou. As autoridades disseram que 80 outros sobreviveram, na sua maioria do Afeganistão, alguns do Paquistão e Somália.

Os sobreviventes afirmaram que a bordo encontravam-se entre 140 e 150 pessoas.

O barco tinha saído de Izmir, na Turquia, há alguns dias atrás com imigrantes ilegais do Afeganistão, Irão e vários outros países e afundou-se devido ao mau tempo perto de Steccato di Cutro. O presidente da câmara de Cutro, Antonio Ceraso, disse que várias mulheres e crianças se encontram entre as vítimas. Com a voz marcada pela emoção, Ceraso afirmou ter se deparado com “um cenário que ninguém deve ver durante a vida... um cenário horroroso que fica na memória para toda a vida”.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse lamentar “profundamente “ o sucedido e culpou traficantes pelo desastre, enquanto reiterou bloquear as partidas de embarcações com imigrantes ilegais. O ministro do interior Matteo Piantedosi disse ser essencial acabar com as travessias marítimas que oferecem aos imigrantes “a miragem ilusória de uma vida melhor” na Europa, enriquecendo os traficantes e provocando estas tragédias.

Imigrantes continuam a chegar em crescente número

O Ministério do Interior italiano revelou que 13.067 imigrantes ilegais chegaram ao país por barco entre 1 de janeiro e 23 de fevereiro, representando um grande aumento em relação ao mesmo período do ano passado, quando 5.273 chegaram.

Em 2022, um total de 105.129 imigrantes ilegais chegaram à Itália, um grande aumento em relação aos 67.477 que chegaram em 2021 e 34.154 em 2020.

Fontes