Deslizamento de terra deixa sul da Colômbia isolado

Fonte: Wikinotícias

10 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Grande parte do sul da Colômbia acordou incomunicável depois que um grande deslizamento de terra caiu na rodovia Panamericana que liga os departamentos de Nariño e Cauca, com o centro do país.

O gigantesco deslizamento ocorreu no setor Párraga, quilômetro 75 do município de Rosas, Cauca.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, cancelou sua visita de Estado ao Chile e anunciou que está de volta ao país para acompanhar a situação.

Em comunicado, a Casa de Nariño explicou que está avaliando se o presidente chega ao loca ou se será criado um posto de comando unificado em Bogotá para atender a emergência que, segundo relatórios da Unidade Nacional de Risco de Desastres, afetou 150 famílias.

Juan Alfonso Latorre, diretor do Instituto Nacional de Estradas INVÍAS, disse à rádio local que a solução é “criar uma variante alternativa que permita a passagem para tráfego leve que inclua uma ponte”. O responsável não fez referência à data em que a construção vai começar.

Segundo informações preliminares das autoridades, o deslizamento ocorreu devido a uma falha geológica presente neste território e deixou sete casas destruídas e outras em risco de desabamento devido à instabilidade do terreno e do clima, entre outros efeitos.

O prefeito do município de Rosas afirmou que pode levar até 25 dias para viabilizar a passagem pela Rodovia Pan-Americana devido às constantes chuvas na região que têm gerado maior instabilidade no terreno.

O deslizamento de terra que causou a emergência se deve ao fenômeno La Niña, que marcou 2022 com uma grande estação chuvosa e que se manteve durante o início de 2023, o que fez com que vários terrenos acabassem cedendo devido ao fluxo constante de água, gerando inundações e deslizamentos de terra.

Fontes