Saltar para o conteúdo

Departamento de Justiça processa Nova York por aplicação de leis de imigração

Fonte: Wikinotícias

13 de fevereiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A procuradora-geral Pam Bondi anunciou na quarta-feira que está processando as autoridades do estado de Nova York pelo que ela diz serem falhas na fiscalização federal da imigração.

A procuradora-geral do presidente Donald Trump, Pam Bondi, anunciou na quarta-feira que processou as autoridades do estado de Nova York pelo que ela diz serem falhas na fiscalização federal da imigração.

Em sua primeira coletiva de imprensa desde que assumiu o cargo na semana passada, Bondi acusou os líderes de Nova York de priorizar os imigrantes irregulares "em detrimento dos cidadãos americanos".

Bondi disse que o governo federal processou a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, e a governadora Kathy Hochul por causa de uma lei estadual que permite que carteiras de motorista sejam emitidas para pessoas que podem não estar legalmente nos Estados Unidos.

O processo, aberto em um tribunal federal em Albany, Nova York, alega que a lei de Nova York viola uma disposição da Constituição dos Estados Unidos de que a lei federal tem precedência sobre as leis estaduais e locais que podem entrar em conflito com ela.

De acordo com um comunicado, as visitas públicas devem ser solicitadas por meio de membros do Congresso com até três meses de antecedência, que serão agendadas por ordem de chegada.

O processo busca uma liminar que proíba Nova York de fazer cumprir a lei.

"Este é um novo Departamento de Justiça e estamos tomando medidas para proteger os americanos", disse Bondi, que estava acompanhada por agentes do FBI, Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos e da Drug Enforcement Administration que estavam alinhados atrás dela.

"Milhões de imigrantes ilegais com antecedentes violentos inundaram nossas comunidades, trazendo violência e drogas mortais com eles", disse o secretário.

A procuradora-geral James disse em um comunicado que está preparada para defender as leis do estado, que ela disse "proteger os direitos de todos os nova-iorquinos e manter nossas comunidades seguras".

Hochul, por sua vez, disse que "Nova York se orgulha de que imigrantes de todo o mundo venham aqui em busca de uma vida melhor, e estamos protegendo todos os nova-iorquinos reprimindo criminosos violentos".

O processo ocorre dias depois que o Departamento de Justiça processou a cidade de Chicago, alegando que suas leis de "santuário" estavam dificultando os esforços federais para fazer cumprir as leis de imigração.