Departamento de Estado chamou a declaração de Putin sobre a vitória em Mariupol de desinformação

Fonte: Wikinotícias

23 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA chamou de “desinformação” uma declaração do presidente russo, Vladimir Putin, que anunciou "vitória" e "libertação" da cidade portuária de Mariupol, que estava sitiada há quase dois meses.

Ao anunciar a vitória, Putin observou que havia ordenado às tropas russas que bloqueassem todas as saídas "para que uma mosca não voasse".

O Departamento de Estado disse que, de acordo com os Estados Unidos, as forças ucranianas ainda mantêm posições em Mariupol e chamou a declaração de Putin sobre a libertação da cidade de "outra desinformação de um manual banal".

Falando em uma coletiva de imprensa no Departamento de Estado, o porta-voz Ned Price observou que o plano do Kremlin para os ucranianos que permanecem no local é "tentar matá-los de fome isolando a instalação". De acordo com Price, os parceiros dos EUA "estão usando a influência que têm com a Federação Russa" para resgatar os ucranianos deixados em Mariupol.

“Estamos discutindo isso com nossos parceiros ucranianos, queremos que aqueles que querem sair da cidade tenham a oportunidade de sair, e é isso que continuaremos pedindo, e é isso que continuará recebendo atenção”, Price.

Na mensagem de vídeo, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky fez outro pedido aos países ocidentais para enviar mais armas e impor novas sanções econômicas contra Moscou. Em um discurso em um fórum do Banco Mundial, ele disse que a Ucrânia precisa de US$ 7 bilhões por mês para compensar as perdas econômicas causadas pela invasão russa.

“Este é apenas o primeiro passo [da Rússia] para estabelecer o controle sobre a Europa Oriental, para destruir a democracia na Ucrânia”, disse Zelensky em um discurso em vídeo ao parlamento português hoje. “Estamos lutando não apenas por nossa independência, mas também por nossa sobrevivência, por nosso povo, para que não sejam mortos, torturados ou estuprados.”

Zelenskiy acusou o exército russo de cometer várias atrocidades na Ucrânia, inclusive em Mariupol, e pediu à comunidade internacional que corte os laços com Moscou. A Rússia nega as acusações.

Fontes