Demanda chinesa por surtos de carvão, mas a Austrália continua congelada

Fonte: Wikinotícias

15 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

A produção de carvão da China aumentou para seu nível mais alto desde pelo menos março de 2015, depois que as autoridades deram permissão para a expansão da mina para aumentar a oferta e diminuir os preços recordes. As importações chinesas de carvão da Rússia aumentaram em setembro, mas um de seus fornecedores tradicionais — a Austrália — permanece excluído do lucrativo comércio por causa de tensões diplomáticas.

A China — o maior consumidor mundial de carvão — tem uma escassez de energia desencadeada pela forte demanda de seus fabricantes, indústria e residências.

O governo em Pequim está determinado a evitar mais cortes de energia.

Desde julho, a China aprovou expansões em mais de 150 minas de carvão, conforme a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Números do Escritório Nacional de Estatísticas da China mostraram que a produção doméstica de carvão ultrapassou 357 milhões de toneladas em outubro, ante 334 milhões de toneladas no mês anterior.

Dados oficiais da alfândega também mostraram que a China importou cerca de 3,7 milhões de toneladas de carvão térmico da Rússia — o principal combustível para geração de eletricidade — em setembro, mais de um quarto em relação a agosto.

No entanto, um dos principais produtores de carvão do mundo — a Austrália — está visivelmente ausente da lista de países que enviam carvão para a China.

Foi um exportador prolífico de carvão para a China antes de uma proibição não oficial ser imposta no final de 2020, depois que Canberra apoiou os pedidos de uma investigação internacional sobre as origens do COVID-19, a doença detectada pela primeira vez na China. Pequim interpretou a medida como uma crítica ao manejo do vírus, e uma série de restrições comerciais foi introduzida.

A China tem planos de longo prazo para reduzir o uso de carvão e combustíveis fósseis.

Sam Geall, do China Dialogue, um grupo de política ambiental, disse ao Australian Broadcasting Corporation, que o consumo de carvão da China oscilará para refletir as necessidades políticas domésticas.

“Há espaço para cobertura nos próximos cinco anos que podem permitir um aumento no acúmulo de carvão que precisaria ser reduzido novamente após 2025, e isso fala sobre o tipo de empurrão e puxão que vemos no setor de energia chinês com os recentes apagões e assim por diante. É difícil apenas imediatamente, você sabe, virar o rolo compressor e há um empurrão e puxão entre diferentes forças e diferentes imperativos, incluindo, você sabe, estabilidade social, emprego (e) manter as luzes acesas”, disse Geall.

O aumento na produção de carvão da China ocorre quando a Índia, apoiada por Pequim e outras nações em desenvolvimento dependentes do carvão, intermediou uma emenda de última hora nas negociações climáticas da COP26 em Glasgow, Escócia. Eles conseguiram alterar a redação final do acordo para “reduzir gradualmente” ao invés de “eliminar gradualmente” o uso do carvão.

Fonte