Saltar para o conteúdo

Delegações de Israel e Hamas iniciam negociações sobre cessar-fogo em Gaza

De Wikinotícias

6 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa segunda (6), a mídia estatal egípcia informou que as negociações indiretas entre as delegações de Israel e Palestina tiveram início na cidade de Sharm El Sheikh, no Egito.

Os negociadores estão empenhados em alcançar um acordo definitivo com base no plano de cessar-fogo em Gaza proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A Casa Branca revelou os aspectos mais importantes do plano proposto pelo governo do presidente Donald Trump para pôr fim ao conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

A proposta dos Estados Unidos inclui um governo internacional provisório, denominado "Conselho da Paz", liderado e presidido por Trump. Outros membros e líderes de Estado ainda serão anunciados, entre eles o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

A Autoridade Palestina receberia o controle de Gaza posteriormente.

Israel e Hamas discutiram os fundamentos do plano proposto pelo presidente dos Estados Unidos.

Trump solicitou que as negociações fossem ágeis para alcançar um acordo final: "Continuarei monitorando este 'conflito' centenário. O tempo é essencial, ou um grande derramamento de sangue seguirá".

Na sexta-feira (3), o Hamas afirmou estar pronto para liberar todos os reféns israelenses, sejam eles vivos ou mortos, conforme solicitado por Netanyahu. Eles também concordaram em transferir o governo de Gaza para uma entidade independente.

O plano de paz tem o respaldo de diversos países árabes e ocidentais. O Egito, juntamente com o Catar e os Estados Unidos, desempenha um papel fundamental na mediação do conflito.