Debatedores pedem prioridade para a vacinação de indígenas que vivem em áreas urbanas

Fonte: Wikinotícias

20 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Debatedores pediram que indígenas que vivem em áreas urbanas também tenham prioridade na vacinação contra Covid-19, em debate na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (19), data em que se comemora o Dia do Índio. A audiência pública foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias em conjunto com a Frente Parlamentar Mista dos Direitos dos Povos Indígenas.

A deputada indígena Joenia Wapichana (Rede-RR), que pediu o debate, disse que a situação dos povos na pandemia é crítica. “Desde o início,  já foram contabilizados 52.494 mil casos confirmados, com 1.039 indígenas mortos e 163 povos afetados pela Covid-19, segundo dados do Comitê Nacional de Vida e Memória Indígena”, destacou.

Ela lembrou que o Plano Nacional de Imunização (PNI) do governo federal contra a Covid-19 exclui os povos indígenas que vivem fora de suas aldeias - ou seja, aqueles que moram em áreas urbanas e áreas em processo de demarcação. Segundo censo do IBGE de 2010, dos 896,9 mil indígenas que viviam no Brasil, 57,7% estavam em terras indígenas e 42,3% fora delas.

Porta aberta para o vírus

Douglas Rodrigues, do Projeto de Xingu, destacou que grande parte dos indígenas em áreas urbanas - cerca 40% do total - mantêm relações estreitas com sua comunidade. “Deixá-los de fora do plano de vacinação é deixar uma porta aberta para a entrada do vírus nessas comunidades”, ressaltou. Ele apontou ainda a queda da cobertura vacinal na segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Elaine Moreira, da Comissão de Assuntos Indígenas da Associação Brasileira de Antropologia, disse que o conceito de indígenas aldeados e não aldeados deve ser abandonado, porque não expressa a realidade dos povos hoje. Conforme ela, a prioridade para indígenas na vacinação deve levar em conta a vulnerabilidade biológica e social.

Fontes