Dalai Lama se encontrará com o primeiro-ministro canadense na segunda-feira

Fonte: Wikinotícias

28 de outubro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Stephen Harper, primeiro ministro canadense, se reunirá com o XIV Dalai Lama, na segunda-feira, no Escritório do Primeiros-Ministros em Ottawa, durante duas horas.

O Dalai Lama está programado para dar um discurso no dia anterior, em Ottawa em uma área baixa. Ele se reunirá com o secretário de Estado para a multiculturalidade, Jason Kenney, em Gatineau, Quebec, na segunda-feira e, em seguida, realizará uma conferência notícias, mais tarde cumprem o primeiro-ministro, e reunir-se uma recepção com todos os parlamentares. O Governador Geral Michaëlle Jean vai reunir-se com ele em sua residência Rideau Hall, seguido de um encontro com os deputados liberais em um hotel na terça-feira.

Esta é a segunda vez que o Dalai Lama reunir-se-á com um primeiro-ministro canadense. O Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Peter Mackay e da PM fez uma jogada controversa e designou ao Dalai Lama uma cidadania canadense honorária em junho de 2006. Jason Kenney, que visitou a casa do antigo partido comunista chefe Zhao Ziyang na China, e acidentalmente fui a um comício de apoio a Mujahedin do Povo do Irão, foi instrumental na concessão dele cidadania honorária. Paul Martin - lo mais tarde criticada por visitar a casa. Kenney é um membro do Comitê Canadá-Tibet.

O Antigo PM Liberal canadense Paul Martin reuniu-se com o Dalai Lama em uma Igreja Católica Romana do arcebispo da casa, mostrando que a figura respeitada, mas houve algumas diferenças religiosas ampla. Harper também é um católico.

Duas semanas antes, O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush reuniu -se com a famosa figura religiosa, que sparkled de controvérsia entre o governo chinês. Ele é a primeira sessão E.U. presidente para aparecer com o Dalai Lama em público.

"Acho que alguns destes países são agora assistimos é que as mudanças que foram prometidas na China não tenham ocorrido em um ritmo rápido o suficiente, e que as viagens do Dalai Lamasão uma oportunidade para os países em continuar o esforço para a Reforma chinesa da democrática e uma melhor protecção dos direitos humanos ", declarou o diretor executivo do Comitê Canadá-Tibet, Dermod Travis.

"A China não está olhando muito bom em tudo isto. Eles estão próximos em toda como bullies.A China pode enviar para fora destes comunicados de imprensa, mas eu não acredito que eles parar de fazer negócio com todos esses países ", disse Consiglio Di Nino, Um canadense senador, que é co-presidente da Parlamentares Amigos do Tibete, e foi instrumental na organização da visita.

"Quem este jovem era ele tinha tido um enorme risco. Ele foi um pouco à semelhança de muitos outros tentando enviar uma mensagem para o mundo ", disse Nino, lembrando de 1990, em um jovem garoto de um mosteiro, que deixou um triste ajudar Nota em sua mão. Nino deu-lhe uma foto do Dalai Lama para tranquilizá-lo. "Isso começou a ser um dos mais maravilhosos momentos da minha vida, a incrível tácitas mensagem entre nós."

Fontes

Ligação a um site em inglês*Theophilos Argitis. Canadian Prime Minister Harper to Meet With Dalai Lama Oct. 29 — Bloomberg L.P., 26 de outubro de 2007  

Ligação a um site em inglês*Dalai Lama's latest visit to be very public and very political [inativa] — Canadian Press, 26 de outubro de 2007. Página visitada em 28 de outubro de 2007. Arquivada em 29 de outubro de 2007