Cynthia McKinney e um policial se desentendem no Capitólio
30 de março de 2006
A deputada federal Cynthia McKinney (do Partido Democrata da Geórgia) teria agredido um policial do Capitólio dos Estados Unidos com um soco no peito depois que ele a agarrou pelo braço. O policial a perseguia porque ela não passou pelo detector de metais, algo que não é obrigatório para membros da Câmara.
McKinney já reclamou da segurança do governo no passado. Anteriormente, protestou por ter sido barrada em 1993 e 1995. Em 1996 e 1998, reclamou que a segurança da Casa Branca não a tratava da mesma forma que seus colegas brancos. Noutra ocasião, um agente de segurança confundiu sua assessora branca de 23 anos com a congressista. Ela é citada no Congresso dizendo, em certo momento: "Estou absolutamente farta de ter que ter minha presença na Casa Branca validada por pessoas brancas."
McKinney tem sido uma das críticas mais veementes das investigações sobre os ataques do 11 de setembro e organizou uma sessão informativa no Congresso em 22 de julho de 2005: "O Relatório da Comissão do 11 de Setembro Um Ano Depois: A Resposta dos Cidadãos - Será que Eles Acertaram?".
Fontes
[editar | editar código]- Ga. congresswoman scuffles with Capitol police (em inglês) na NBC
- McKinney Faces Possible Charges in Capitol Scuffle (em inglês) na NPR
- Congresswoman Accuses Capitol Police Officer of Racial Bias (em inglês) no The New York Times

