Cristãos preocupados com ataques turcos no nordeste da Síria

Fonte: Wikinotícias
Miliciana da Forças Democráticas Sírias

15 de setembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os líderes cristãos sírios estão expressando preocupação com os crescentes ataques turcos no nordeste da Síria, dizendo que a recente atividade militar expulsou muitos cristãos e membros de outros grupos minoritários de suas casas.

Oficiais militares da região disseram na semana passada que a Turquia realizou ataques contra a cidade de maioria cristã de Tel Tamer e aldeias vizinhas.

“O bombardeio turco destruiu recentemente duas escolas, um prédio municipal, uma padaria e uma linha de energia na área”, disse Matai Hanna, porta-voz do Conselho Militar Siríaco, uma importante milícia cristã no nordeste da Síria.

“Isso é contra a lei internacional, que proíbe alvos de infraestrutura civil”, disse ele à VOA.

O Conselho Militar Siríaco faz parte das Forças Democráticas Sírias (SDF), uma aliança militar liderada pelos curdos que tem sido um importante parceiro dos Estados Unidos na luta contra o grupo terrorista do Estado Islâmico, também conhecido como IS ou ISIS.

A Turquia vê o SDF como uma extensão do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), um grupo militante designado como terrorista por Washington e Ancara.

Fonte