Crise não pode frustrar esforço da América Latina, diz Lula em mensagem a Obama

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

21 de janeiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em mensagem enviada hoje (21) ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recém-empossado, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o esforço dos países da América Latina para reconstrução de suas economias não pode ser frustrado pela crise internacional. A crise, "originada no mundo desenvolvido", ameaça os países em desenvolvimento, diz Lula.

"O Brasil e os demais países da América Latina souberam reconstruir nos últimos anos suas economias com inegáveis ganhos sociais e políticos. Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado", afirma o presidente brasileiro na mensagem divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Após cumprimentar Obama pela posse na Presidência dos Estados Unidos, Lula enfatiza a importância do multilateralismo nas discussões sobre segurança coletiva: "Compartilho sua intenção de buscar soluções políticas para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva no mundo de hoje desde uma perspectiva multilateral.", disse o presidente.

Lula encerra a mensagem manifestando a expectativa de, "num futuro próximo, dar início pessoalmente a um diálogo fluido e proveitoso".

Fontes