Crimes de ódio nas grandes cidades dos EUA aumentaram 39% em 2021, segundo relatório

Fonte: Wikinotícias

15 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dados preliminares de mais de três dúzias de departamentos de polícia dos EUA indicam um aumento de dois dígitos nos crimes de ódio no ano passado e um aumento contínuo em 2022, com incidentes direcionados a asiáticos e judeus americanos representando a maior parte do aumento.

Em média, os incidentes motivados por preconceito em 37 grandes cidades dos EUA aumentaram quase 39%, com as 10 maiores áreas metropolitanas relatando um aumento recorde de 54,5%, de acordo com uma análise de dados da polícia nacional compilados pelo Centro para o Estudo do Ódio e Extremismo na California State University, San Bernardino.

Brian Levin, diretor executivo do centro, disse que a tendência de alta nos crimes de ódio se estendeu até o primeiro trimestre de 2022, com incidentes de preconceito aumentando em média 30% em 15 grandes cidades e provavelmente continuará.

“Historicamente, em anos de eleições intermediárias, os crimes de ódio quase sempre atingem o pico, ou chegam perto de atingir o pico muito mais tarde no ano – geralmente em setembro e outubro, com o primeiro trimestre geralmente significativamente mais baixo do que o resto do ano”, disse Levin. “Isso sugere que um final de ano turbulento de 2022 pode estar à frente.”

Os dados da universidade oferecem uma prévia dos incidentes de ódio em 2021 e vêm meses antes de o FBI divulgar seu relatório anual de crimes de ódio.

Embora as grandes cidades sejam responsáveis ​​por um número desproporcional de incidentes de crimes de ódio nos Estados Unidos, elas podem ser um prognóstico da tendência nacional geral, disse Levin.

A contagem anual do FBI é baseada em envios voluntários de dados por mais de 15.000 agências de aplicação da lei. A agência disse que os dados de 2021 estão programados para serem divulgados no outono, um atraso típico de vários meses.

Em outubro passado, o FBI informou que o crime de ódio saltou para 8.263 incidentes em 2020, o nível mais alto em mais de duas décadas.

O aumento geral dos crimes de ódio em 2021 ocorreu quando os incidentes anti-asiáticos saltaram 224% para um recorde de 369 incidentes em 20 das maiores cidades dos EUA, enquanto os incidentes antijudaicos e anti-gays registraram aumentos de mais de 50% para 373 incidentes, de acordo com os dados.

Ataques anti-asiáticos e outros tipos de incidentes estão em alta desde o início da pandemia de COVID-19 no início de 2020, alimentados em parte, dizem ativistas comunitários e especialistas, pela retórica que culpa a China pelo vírus mortal.

A coalizão Stop AAPI Hate, criada durante a pandemia para rastrear incidentes de preconceito, recebeu quase 11.000 relatórios de ódio anti-asiáticos de março de 2020 a dezembro de 2021.

Mais de 60% dos incidentes foram relatados por mulheres, incluindo mulheres que usam transporte público, de acordo com Cynthia Choi, codiretora executiva da Chinese for Affirmative Action, uma das parceiras fundadoras da coalizão anti-ódio.

Mulheres asiáticas relataram ter sido assediadas verbalmente, tossidas e cuspidas, agredidas fisicamente e recusadas a entrar nos trens urbanos.

“O que vejo através do relatório é que estão sendo ditas coisas horríveis que são racistas e sexistas que não posso nem repetir para você agora”, disse Choi em entrevista. “E, claro, sempre há o medo de que esse tipo de assédio verbal, esse tipo de discriminação racial e segmentação se transforme em violência.”

O FBI define crimes de ódio como ofensas criminais motivadas pelo preconceito do perpetrador contra raça, religião, deficiência, orientação sexual, etnia, gênero ou identidade de gênero.

Fontes