Crítica dos grandes meios de comunicação nos Estados Unidos é nomeada para comandar a CBS News
6 de outubro de 2025
Nessa segunda (6), Bari Weiss, jornalista americana reconhecida por suas críticas ao que considera o viés dos principais veículos progressistas, foi nomeada editora-chefe da CBS News, um dos alicerces do jornalismo nos Estados Unidos. A empresa-mãe da emissora fez o anúncio.
David Ellison, CEO da Paramount Skydance Corporation, anunciou tanto a nomeação de Weiss quanto a aquisição de seu veículo independente, The Free Press, em um comunicado.
"Bari é uma defensora comprovada do jornalismo independente e baseado em princípios, e confio que seu espírito empreendedor e sua visão editorial revitalizarão a CBS News", declarou Ellison, filho de Larry Ellison, fundador da Oracle e um dos homens mais ricos do mundo, e disse que "essa mudança faz parte da visão maior da Paramount de modernizar o conteúdo e a maneira como ele se conecta — direta e apaixonadamente — com o público em todo o mundo".
Segundo a mídia americana, a Skydance desembolsará 150 milhões de dólares (798 milhões de reais) pela The Free Press, criada por Weiss após sua saída conturbada do New York Times em 2020. Desde esse momento, o veículo ganhou mais de um milhão de assinantes na plataforma de newsletters Substack.
Weiss, de 41 anos, estará sob a supervisão do CEO da Paramount, David Ellison, e ficará responsável pela direção editorial de uma divisão de notícias que abriga os renomados e respeitados jornais da The Free Press.
Os detalhes financeiros do acordo não foram revelados, porém outras fontes noticiaram que a compra avaliaria a Free Press em aproximadamente US$ 150 milhões.
Com a nomeação de Weiss, Ellison planeja contratar uma redatora editorial experiente para supervisionar a casa de ícones do jornalismo, como Walter Cronkite e Edward R. Murrow, o que gera dúvidas sobre o efeito que isso terá na cobertura da CBS News.
Weiss tem criticado diversos veículos de comunicação proeminentes, acusando-os de preconceito liberal.
Ela tem lutado em prol da liberdade de expressão e se posiciona contra a "cultura do cancelamento". Em um artigo publicado em 2021, afirmou que os Estados Unidos estavam sendo dominados por "garras de uma epidemia de auto-silenciamento". Seus pontos de vista a tornaram uma figura popular entre os conservadores.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Crítica dos grandes meios de comunicação nos EUA é nomeada para comandar a CBS News — Universo Online, 6 de outubro de 2025
- ((pt)) Paramount compra site de notícias dos EUA e escolhe fundadora para chefiar a CBS News — Bloomberg Línea, 6 de outubro de 2025

