Covid-19: vacina russa causa algumas reações graves na Argentina

Fonte: Wikinotícias

31 de dezembro de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O início da vacinação com a Sputnik na Argentina

A vacina anti-Covid-19 Sputnik V, de produção russa, causou alguns efeitos adversos graves na Argentina. Os dados foram confirmados por autoridades do país ao jornal La Nación. Entre as reações estão cólica renal, trombose venosa profunda e abscesso de membro.

Segundo o jornal, 12 pessoas tiveram reações, sendo que três delas eram idosos com mais de 60 anos de idade.

Oficialmente a ANMAT e o Ministério da Saúde da Argentina não se pronunciaram em nota.

A Sputnik e a credibilidade

A vacina Sputnik V foi registrada na Rússia muito antes dos testes da Fase III terem sido terminados (e sequer foram terminados até agora). O governo russo foi questionado e criticado, inclusive por cientistas, mas o registro foi mantido para que a vacina se tornasse conhecida como a primeira a ser registrada no mundo.

A farmacêutica argentina Sandra Pitta, do Conicet, confirmou a questão dizendo: "não me vacinaria jamais porque não tenho informação. Tudo o que gira em torno da Sputnik V é muito pouco transparente. Não há dados. A biografia é escassa".

Reações a vacinas

Reações graves a vacinas são raras, mas acontecem. A da Pfizer-BioNTech, quando começou a ser aplicada no Reino Unido semanas atrás, também causou sintomas alérgicos graves em algumas pessoas.


Notícias Relacionadas

Fontes