Covid-19: vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos, aponta estudo da UFPEL

Fonte: Wikinotícias

18 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma pesquisa feita por profissionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que analisou mais de 235 mil óbitos por covid-19 ocorridos em 2021 em todo o país, revelou a queda no número de óbitos entre idosos conforme a vacinação evoluía em pessoas com 70 anos ou mais.

Segundo o estudo, o percentual de mortes de idosos caiu de 28% do total de óbitos por covid-19, em janeiro, para 12%, em maio. Em comparação, os percentuais de mortes por outras causas permaneceram estáveis para os mesmos grupos etários no mesmo espaço de tempo.

A vacinação, no Brasil, começou oficialmente no dia 17 de janeiro passado, quando a Anvisa liberou as vacinas CoronaVac e Oxford-AstraZeneca para uso emergencial no país.

O estudo foi conduzido pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Universidade Harvard e o Ministério da Saúde.

“A principal contribuição de nosso estudo é fornecer evidências sobre a efetividade do programa de vacinação no Brasil como um todo, em um cenário onde a variante gama atualmente predomina, confirmando os achados de estudos anteriores realizados em grupos populacionais mais restritos. Como o distanciamento social e uso de máscara estão sendo adotados de forma limitada na maior parte do país, o rápido aumento da vacinação permanece como a abordagem mais promissora para controlar a pandemia em um país onde quase 500 mil vidas já foram perdidas para a COVID-19”, disse o epidemiologista e líder do estudo, Cesar Victora, da UFPEL.

Notícia Relacionada

Fontes