Covid-19: primeiras vacinas com IFA 100% nacional devem ser aplicadas no Brasil em fevereiro
13 de janeiro de 2022
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O Ministério da Saúde anunciou ontem que a "vacina 100% nacional deve começar a ser aplicada nos braços dos brasileiros em fevereiro". A vacina em questão é a da AstraZeneca e está sendo produzida pela Fiocruz com IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) 100% nacional, produto que antes era importado da China, o que meses atrás gerou diversos atrasos no envase dos imunizantes no Brasil, tanto pela Fiocruz, como pelo Instituto Butantan, que envasa a CoronaVac.
A vacina de Oxford-AstraZeneca previa a transferência da tecnologia de fabricação para diversos países, incluindo o Brasil, e com o IFA nacional agora será 100% produzida no país. A Fiocruz comemorou a conquista em seu portal dias atrás, escrevendo que "a Fundação passa a ser a primeira instituição do país capacitada a produzir e distribuir uma vacina Covid-19 100% nacional ao Ministério da Saúde".
De acordo com o Ministério, a Fiocruz já possui Ingrediente suficiente para produzir e entregar 20 milhões de vacinas nos próximos meses.
Notícias Relacionadas
- Covid-19: novo atraso na entrega de IFA compromete entrega de 5 milhões de vacinas pelo Butantan
- Covid-19: Fiocruz receberá IFA adicional para produção de 70 milhões de doses de vacinas
- Covid-19: produção da vacina da AstraZeneca pela Fiocruz com IFA 100% nacional é aprovada pela Anvisa
Fontes
- ((pt)) Fiocruz recebe registro da vacina Covid-19 100% nacional — Agência Fiocruz de Notícias, 7 de janeiro de 2022
- ((pt)) Vacina 100% nacional deve começar a ser aplicada nos braços dos brasileiros em fevereiro — Ministério da Saúde, 12 de janeiro de 2022
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. |