Covid-19: possível uso, no Brasil, de vacinas da AstraZeneca vencidas causa polêmica; Fiocruz emite nota

Fonte: Wikinotícias

2 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após a Folha de São Paulo reportar hoje que 26 mil vacinas de Oxford-AstraZeneca com o prazo de validade vencido foram usadas em 1.532 municípios, a Fiocruz, que envasa o produto no Brasil, emitiu uma nota para explicar que os lotes (com numeração inicial 4120Z) não foram produzidos pela instituição, mas sim importados prontos do Instituto Serum, da Índia, ou fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

"Todas as doses das vacinas importadas da Índia (Covishield) foram entregues pela Fiocruz em janeiro e fevereiro dentro do prazo de validade e em concordância com o MS", esclareceu a Fundação.

O Ministério da Saúde (MS) informou que nenhuma vacina vencida foi enviada aos estados (aqui), enquanto os municípios negaram que tenha havido a aplicação de imunizantes fora do prazo de validade. Maringá, a cidade que mais teria feito uso do produto, informou que o dado sobre o vencimento, levantado pela Folha, pode ser um erro no sistema de informação do MS (aqui).

O Conass e o Conasems também emitiram uma nota (aqui) para esclarecer que tanto as secretarias estaduais da Saúde, quanto as municipais, checam o prazo de validade e que é provável que haja um erro no sistema.

O assunto esteve entre os mais comentados no Twitter hoje e foi republicado por diversos veículos de comunicação do país, como a Veja, Record e UOL.

O que fazer em caso de tomar uma vacina vencida?

A Fiocruz anunciou em seu Twitter que está buscando mais informações junto ao fabricante indiano (aqui), mas é bom lembrar que alguns produtos podem ter seu prazo prorrogado, sem perda da qualidade. Foi o que aconteceu meses atrás com testes para covid-19 e mais recentemente com milhares de doses da vacina da Janssen.

No caso, no entanto, da vacina em questão ser considerada mesmo "fora do prazo de validade", especialistas explicam que ela não causará danos à saúde, mas que ela pode não ter eficácia contra a covid-19.

Notícias Relacionadas

Fontes