Covid-19: nos Estados Unidos, pessoas completamente vacinadas recebem liberação parcial para não usar máscaras
10 de março de 2021
O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos anunciou no dia 08 passado que pessoas completamente imunizadas (que tenham tomado todas as doses necessárias da vacina) contra a covid-19 podem começar a reunir-se em ambientes fechados com outras pessoas totalmente vacinadas sem usar máscara.
Além disto, quem estiver imunizado pode se reunir em ambientes fechados também com pessoas não vacinadas de outra família (visitando parentes que moram todos juntos, por exemplo) sem usar máscara e não precisará manter o distanciamento social mesmo que tenha tido contato com alguém que tem covid-19.
O órgão também alertou, no entanto, que mesmo os imunizados devem continuar atentos, usando máscara e mantendo o distanciamento em espaços públicos, ao se reunir com pessoas não vacinadas de famílias diferentes e ao se aproximar de pessoas com suspeita da doença, entre outros casos.
O que o CDC ainda investiga?
- a eficácia exata das vacinas contra as diversas variantes do Sars-Cov-2;
- quanto tempo as vacinas podem proteger as pessoas;
- como as vacinas evitam que as pessoas espalhem a doença.
"Até que se saiba mais sobre essas questões, todos - mesmo as pessoas que já tomaram suas vacinas - devem continuar tomando as medidas básicas de prevenção quando recomendado", alertou o Centro.
A vacinação nos Estados Unidos
Segundo dados do Our World In Data a Universidade de Oxford, mais de 93 milhões de estadounidenses já tomaram ao menos uma dose de uma vacina contra covid-19, o que represente 18% da população adulta. No entanto, a população totalmente imunizada é de pouco mais de 9,5%.
Fontes
- When You’ve Been Fully Vaccinated, CDC, 08 de março de 2021.
- If you are fully vaccinated against COVID-19, CDC - Twitter, 10 de março de 2021.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |