Covid-19: no Brasil, maioria dos municípios já vacina pessoas entre 50 e 55 anos

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cerca de 80% das cidades brasileiras começaram a vacinar menores de 60 anos sem comorbidades. Entre eles, 40% foram imunizados na faixa etária de 50–55 anos nesta semana, 30% tinham mais de 55 anos, 9% tinham entre 45 e 49 anos e 6% estavam abaixo dessas faixas etárias. Os dados são da 13ª edição da pesquisa CNM realizada pela Federação Nacional dos Municípios (CNM), que visa compreender a real situação dos gestores locais no combate à pandemia Covid-19. A pesquisa foi realizada de 14 a 17 de junho e ouviu a opinião de 3.591 gestores, que representam 64,5% dos municípios brasileiros.

A pesquisa também trouxe dados preocupantes: 34% dos municípios afirmaram que o número de casos confirmados em Covid-19 aumentou na semana passada. Outros 31% disseram que a situação é estável e 17% disseram que o número diminuiu. Em relação às mortes causadas pela doença, 18% disseram que aumentaram, 45% ficaram estáveis ​​e 20% diminuíram. Ao analisar os dados por porte da cidade, verifica-se que as cidades de pequeno e médio porte apresentam o maior aumento (34%). Nas grandes cidades, essa proporção é de 27%. 66% das prefeituras estão tomando medidas para restringir a circulação de pessoas ou atividades econômicas.

Nesta semana, 562 municípios (16%) enfatizaram que não possuem vacina para dar continuidade ao programa de imunização. Desse percentual, 73% afirmaram que a primeira dose da vacina esgotou-se e 43% não receberam a segunda dose, indicando não haver estoque da vacina em alguns locais. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 7 e 10 de junho, 15% das cidades responderam que não foram vacinadas.

A Coronavac ainda é o agente de imunização mais necessário para completar o plano de vacinação para pessoas que receberam a primeira dose da vacina, 90% dos entrevistados disseram. Em relação à distribuição das vacinas Pfizer, 74% dos municípios afirmaram já ter recebido o imunizante. Na pesquisa anterior, 51% dos entrevistados afirmaram ter sido vacinados.

Notícias Relacionadas

Fonte