Covid-19: no Brasil, horas depois do Butantan anunciar a vacina ButanVac, Ministério da Tecnologia anuncia vacina Versamune

Fonte: Wikinotícias

26 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Cerca de sete horas depois do diretor Dimas Covas do Instituto Butantan anunciar, juntamente com o governador João Dória de São Paulo, a fabricação, a partir de maio, da vacina "100% brasileira" ButanVac, o governo federal, através do ministro Marcos Pontes da Ciência e Tecnologia, anunciou que havia pedido autorização à Anvisa para iniciar o estudo da vacina Versamune®️-CoV-2FC no Brasil.

O Butantan também havia anunciado que faria o mesmo pedido à Agência hoje.

A Versamune será desenvolvida em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (da USP), a empresa Farmacore e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos, mas também foi anunciada por Pontes como "100% brasileira" (veja aqui).

Embate entre Dória e Bolsonaro

A disputa de Bolsonaro e Dória durante a pandemia é histórica, com o governador criticando frequentemente a atuação do presidente na condução da crise. Outro embate envolveu a vacina CoronaVac, chamada por Bolsonaro de "a vacina chinesa de Dória", e o posterior lançamento nacional da vacinação, em 17 de janeiro de 2021, com Dória presente ao evento de início da imunização em São Paulo, após a Anvisa ter liberado a CoronaVac e a ChAdOx1.

Hoje Pontes disse que "do meu ponto de vista deve ter sido uma coincidência que ele [Doria] apresentou em São Paulo, o que é bom para o país. A gente precisa ter várias vacinas nacionais. É importante".

Notícias Relacionadas

Fontes