Covid-19: no Brasil, Saúde deve distribuir 17 milhões de vacinas no início de maio, o equivalente a 50% da estimativa do mês

Fonte: Wikinotícias

3 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Saúde prevê distribuir, esta semana, cerca de 17 milhões de doses de vacinas contra covid-19, o que equivale a quase 50% do total das 34,4 milhões de doses previstas para maio.

Menos vacinas

Inicialmente a previsão é de houvesse 46 milhões de doses disponíveis, reportou o Jornal Nacional dias atrás, mas a previsão foi revista após novos problemas com a entrega de insumos, vindos da China, para o Instituto Butantan. A Fiocruz reportou na semana passada que vai entregar 21,5 milhões de doses da ChAdOx1 em maio, mas o Butantan não anunciou quantas doses da CoronaVac pretende produzir este mês.

Outras 4 milhões da vacina ChAdOx1 chegaram ontem ao Brasil através da iniciativa Covax Facility, liderada pela OMS.

Novo grupo-alvo

Após a vacinação dos idosos, esta semanas começa a vacinação de pessoas com doenças pré-existentes, como problemas cardíacos e do pulmão, hipertensão arterial e diabetes, condições que podem oferecer risco de agravamento da doença.

84 milhões de doses de vacinas

Até hoje, 70 milhões de doses de imunizantes já foram distribuídas em todo Brasil e com as 14 milhões desta semana, até sexta-feira devem ter sido entregues 84 milhões de vacinas, suficientes para vacinar 42 milhões de pessoas, já que são necessárias duas doses de cada vacina para completar o plano vacinal individual.

No entanto, para uma população de 150 milhões de pessoas elegíveis para a vacinação (cerca de 70% dos 213,8 milhões de brasileiros são adultos), são necessárias 300 milhões de vacinas para completar o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra covid-19 no país, e estas 84 milhões de doses não chegam a 1/3 do necessário.

Notícia Relacionada

Fontes