Covid-19: no Brasil, RS se torna o 4º estado a chegar a 30 mil mortes; um dos óbitos foi causado pela variante peruana

Fonte: Wikinotícias

16 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Rio Grande do Sul (RS) chegou hoje a 30.032 mortes por covid-19, se tornando o 4º estado brasileiro a alcançar esta cifra. Só nas últimas 24 horas, 332 gaúchos perderam a vida para a doença, incluindo um motorista que havia sido detectado com a variante peruana, a C37, prevalente na região dos Andes.

O motorista, de 23 anos, havia sido internado no dia 21 de maio em sua cidade natal, Itaqui, na região Noroeste do estado, e transferido para uma UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no dia 23 seguinte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaqui acredita que o jovem foi contaminado na Argentina, quando fez uma rota comum para os motoristas da região, levando arroz ou soja para São Paulo e, na volta, trazendo materiais a serem entregues no país vizinho.

"Apesar de algumas vozes em contrário, a projeção era de que enfrentaríamos muitas mortes. Mas, de fato, em um primeiro momento, não se esperava esta magnitude que foi alcançada", disse o epidemiologista Paulo Petry ao G1 RS.

14 regiões em alerta no RS

Catorze (14) Regiões Covid estão em Alerta no estado, devendo tomar ações para conter as novas contaminações: Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Segundo um texto divulgado no website do Governo do RS, "desde a semana passada, o governo do Estado tem convocado prefeitos, associações regionais e integrantes dos comitês regionais das regiões Covid que receberam Alerta, uma vez que as ações adotadas até o momento não foram suficientes para frear a circulação do vírus, havendo inclusive agravamento em algumas regiões e que não estão apresentando melhora nos indicadores".

O Alerta é parte do Sistema 3As de Monitoramento, que tem como base a gestão compartilhada entre municípios e Estado.

Os 5 estados com mais mortes no Brasil

Em dados do SUS Analítico atualizados no final desta tarde (acesse aqui), estes são os 5 estados do Brasil com mais mortes por covid:

  1. São Paulo: 119.905
  2. Rio de Janeiro: 53.476
  3. Minas Gerais: 43.559
  4. Rio Grande do Sul: 30.032
  5. Paraná: 28.847

Fontes