Covid-19: na pandemia, 13,6% dos brasileiros acima de 18 anos já ficaram um dia sem refeição

Fonte: Wikinotícias

18 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por Brasil de Fato

Food for Justice - pesquisa publicada por Power, Politics and Food Desigualdade em Bieconomia, da Universidade Livre de Berlim, e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Brasília (UNB) Pesquisadores colaboraram, mostrando que 13,6% dos brasileiros com mais de 18 anos não comeram por pelo menos um dia entre agosto e outubro de 2020.

Essa pesquisa com 2.000 pessoas entre novembro e dezembro de 2020 mostra que a insegurança alimentar (que afetava 36,7% dos domicílios brasileiros em 2018) chegava a 59,4% dos domicílios. Além disso, conforme o estudo, 6 em cada 10 famílias brasileiras têm dificuldade em providenciar pelo menos três refeições por dia.

Os pesquisadores perguntaram se, entre os meses de agosto e outubro, algum dos entrevistados havia comido menos nas refeições porque não havia dinheiro para comprar comida, 24,4% afirmaram que sim.

No total, 125 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de insegurança alimentar, seja para reduzir o número de refeições ou a quantidade de comida no prato para não passar fome.

Entre os domicílios em situação de insegurança alimentar, 66,8% dos domicílios são chefiados por negros e 73,8% deles são mulheres. Nessas famílias, a renda familiar não ultrapassa 500 reais, o que reforça a importância do atendimento emergencial. Entre as famílias que recebem atendimento emergencial, 74,1% não têm certeza se comerão naquele dia.

Entre as famílias em situação de insegurança alimentar, o consumo de carnes caiu 44%, as compras de frutas caíram 40,8% e a quantidade de ovos usados ​​na dieta caiu 17,8%.

Notícias Relacionadas

Fonte