Covid-19: na Argentina, governo endurece medidas para evitar piora da pandemia

Fonte: Wikinotícias

8 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Argentina Alberto Fernández anunciou ontem à tarde uma série de medidas, que entrarão em vigor amanhã, sexta-feira, como reduzir o movimento de pessoas entre 0 e 6 horas, fechar bares e restaurantes a partir das 23 horas e suspender atividades sociais em residências particulares, com o objetivo de parar o aumento das infecções por coronavírus que já chegam a mais de 22 mil.

“Hoje temos um sistema de saúde fortalecido e estamos no meio da campanha de vacinação. Precisamos do empenho de todos para diminuir a velocidade das infecções enquanto avançamos com a vacinação”, disse o Chefe de Estado da residência de Olivos, onde cumpre os últimos dias de isolamento obrigatório após testar positivo para covid-19.

As novas medidas, que vigorarão até 30 de abril, constarão de um Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) instituído pelo Poder Executivo, valerão em todo país e haverá outras mais específicas para áreas com médias e alto risco epidemiológico e sanitário.

Além disso, estão suspensos encontros sociais em espaços públicos ao ar livre com mais de 20 pessoas; as atividades de cassinos, salas de bingo, discotecas e qualquer salão de festas; a prática recreativa de qualquer esporte em locais fechados onde participam mais de 10 pessoas; viagens de grupo de graduados e graduados, grupos de estudo e turismo.

Da mesma forma, na AMBA (Área Metropolitana de Buenos Aires), o transporte público de passageiros só pode ser utilizado por trabalhadores considerados essenciais, pela comunidade educacional e por aqueles que já tenham sido expressamente autorizados.

E nas jurisdições consideradas de médio risco epidemiológico e sanitário, os governadores serão os que deverão adotar medidas que reduzam a circulação para prevenir contágios.

“Não gosto de política com a pandemia. É uma ameaça feroz que a humanidade enfrenta em sua totalidade”, disse Fernández, e garantiu que “a pandemia está voltando com mais rigor e nas últimas semanas o número de casos em muitas áreas do país".

Conforme detalhado, na última semana os casos de covid-19 aumentaram 36% em todo o país e 53% no AMBA.

O Presidente afirmou que “o que acontecer na segunda onda vai depender das medidas que implementarmos. Que haja um controle rigoroso em cada jurisdição e fundamentalmente o empenho de cada membro da nossa comunidade”, adicionando ainda que "as próximas três semanas são muito importantes. Já vacinamos com pelo menos uma dose para mais de 90% do pessoal de saúde e queremos terminar o mês de abril com o maior número possível de pessoas com mais de 70 anos vacinadas ”.

Além disso, o Presidente, que recebeu a vacina Sputnik V, agradeceu "muito, especialmente aos médicos, ao pessoal de saúde e fundamentalmente ao Instituto Gamaleya, que se preocupou particularmente com a evolução da minha doença".

Notícias Relacionadas

Fonte