Covid-19: homem do Wisconsin é condenado a 3 anos de prisão por adulterar vacinas

Fonte: Wikinotícias

9 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um homem do Wisconsin foi condenado ontem a três anos de prisão por adulterar as doses da vacina covid-19 no hospital onde trabalhava.

Steven R. Brandenburg, 46, de Grafton, se confessou culpado em 9 de fevereiro de duas acusações de tentativa de adulteração de produtos de consumo sem levar em conta o risco de outra pessoa correr risco de morte ou lesão corporal. De acordo com documentos judiciais, Brandenburg tirou propositalmente uma caixa de frascos de vacina covid-19 fabricados pela Moderna - que devem ser armazenados em temperaturas baixas específicas para permanecer viável - de um refrigerador do hospital durante dois turnos noturnos sucessivos no final de dezembro de 2020. De acordo com seu Acordo de Confissão, Brandenburg declarou que era cético em relação às vacinas em geral e à vacina Moderna especificamente e comunicou suas crenças sobre as vacinas a seus colegas de trabalho.

Brandenburg reconheceu que depois de deixar as vacinas por várias horas fora da refrigeração todas as noites, ele as devolvia à geladeira para serem usadas na clínica de vacinas do hospital no dia seguinte. Antes que toda a extensão da conduta de Brandenburg fosse descoberta, 57 pessoas receberam doses da vacina desses frascos.

“A tentativa proposital de estragar as doses da vacina durante uma emergência nacional de saúde pública é um crime grave”, disse o procurador-geral adjunto em exercício Brian M. Boynton da Divisão Civil do Departamento de Justiça. “O Departamento de Justiça continuará trabalhando com seus parceiros de aplicação da lei para salvaguardar essas vacinas que salvam vidas.”

“Garantir o acesso a vacinas contra covid-19 seguras e eficazes é fundamental para o bem-estar de todos em nossas comunidades”, disse o procurador em exercício dos Estados Unidos, Richard G. Frohling, do Distrito Leste de Wisconsin. “O Departamento de Justiça está empenhado em trabalhar com seus parceiros federais, estaduais e locais para responsabilizar totalmente os indivíduos que procuram adulterar essas vacinas. A sentença de hoje foi o resultado direto desse compromisso compartilhado e do trabalho árduo subjacente e esforços colaborativos de todos os envolvidos na investigação e processo do Sr. Brandenburg”.

“A FDA garantiu que a vacina da Moderna atende aos rigorosos padrões da agência para segurança, eficácia e qualidade de fabricação”, disse a Comissária Assistente para Investigações Criminais Catherine A. Hermsen da Food and Drug Administration (FDA). “Aqueles que intencionalmente adulteram esta vacina colocam em risco a saúde dos pacientes. O anúncio da condenação deve servir como um lembrete de que esse tipo de atividade ilícita de não será tolerada. ”

“O FBI, junto com nossos parceiros locais de aplicação da lei e do setor privado, está comprometido em cumprir as leis projetadas para proteger nosso sistema de saúde contra danos”, disse o agente especial encarregado Robert Hughes do Escritório de campo do FBI em Milwaukee. “Ao adulterar ilegalmente essas doses, Brandenburg ameaçou a saúde e a segurança de uma comunidade inteira. A sentença de hoje envia uma mensagem clara para os indivíduos que violarem intencionalmente essas leis, de que serão processados ​​vigorosamente ”.

Além da pena de prisão, o juiz distrital dos EUA, Brett Ludwig, ordenou que Brandenburg cumprisse três anos de liberdade supervisionada e pagasse aproximadamente US $83.800 em restituição ao hospital.

O caso foi investigado pelo Escritório de Investigações Criminais do FDA, o Escritório de Campo de Milwaukee do FBI e o Departamento de Polícia da Vila de Grafton.

O promotor assistente Kevin C. Knight do Gabinete do Procurador dos EUA para o Distrito Leste de Wisconsin, o advogado sênior de litígio Ross S. Goldstein e a promotora de julgamento Rachel Baron do Departamento de Proteção ao Consumidor da Divisão Civil processaram o caso.

Fontes