Covid-19: estado de SC tenta reaver 33 milhões pagos à empresa Veigamed por respiradores não entregues

Fonte: Wikinotícias

22 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Governo do Estado de Santa Catarina (SC) tentar recuperar 33 milhões pagos à empresa Veigamed para a compra de 200 respiradores que não foram entregues pelo fornecedor. "Até agora, 96,6% do montante (o que corresponde a R$ 31,8 milhões) está bloqueado em dinheiro e imóveis ou em fase avançada de cobrança judicial", informa o Governo.

Ontem, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) pediu que a Justiça autorize a liberação R$ 13,7 milhões depositados em juízo, referentes à primeira fase das ações de ressarcimento dos respiradores.

Os procuradores do estado defendem que não há razão para esperar a conclusão do processo judicial da fase 1 para que o dinheiro bloqueado seja aplicado em ações de saúde. "A obtenção de autorização judicial para o emprego dos recursos na área da saúde é um passo importante", disse o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza.

No dia 10 passado, sete pessoas relacionadas ao negócio viraram réus após a conclusão das investigações. Na denúncia, o Ministério Público de SC enfatizou que os envolvidos "constituíram e integraram organização criminosa, associando-se, de maneira estruturada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de obterem, direta ou indiretamente, vantagens de natureza econômica por meio da prática de infrações penais diversas, especialmente estelionatos relacionados ao oferecimento de equipamentos para enfrentamento do novo coronavírus de que não dispunham, falsidades, lavagem de dinheiro, dentre outros".

Fontes[editar | editar código-fonte]