Covid-19: em Timon, no Maranhão, teve Arraial da Vacinação

Fonte: Wikinotícias

14 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A população de Timon aprovou o Arraial da Vacinação contra a covid-19, realizado no sábado, 12 de junho, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação foi planejada em parceria com a Prefeitura de Timon com o objetivo de auxiliar o município no trabalho de imunização contra a doença.

As atividades dos dois pontos de vacinação disponíveis tiveram início às 8h da manhã e um dos primeiros a ser imunizado no drive-thru do Shopping Cocais foi o seu José de Ribamar Rodrigues, 50 anos. Ele, que é músico, conta que chegou bem cedo para garantir a sua imunização. “Sou músico, e assim que parei de tocar entrei na fila aguardar a minha vez de vacinar. Esperei muito por esse momento e não queria correr o risco de perder. Estou muito feliz por estar no primeiro carro a ser imunizado e ainda poder tomar um mingau de milho”, disse o músico.

A vacinação, que contou com a atuação da Força Estadual de Saúde (Fesma), teve como público-alvo pessoas de 50 anos ou mais e, para garantir o acesso de todos, foram disponibilizados dois pontos para imunização, um no Shopping Cocais, localizado na Avenida Piauí, e outro no Ginásio Francisco Carlos Jansen, situado na Avenida Teresina.

Representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES (SAAS/SES), Carlos Vinicius Ribeiro, acompanhou a ação. “Unimos a festa junina com a imunização como estratégia para avançarmos com a vacinação no estado. O município de Timon foi o primeiro município fora da Ilha de São Luís para a realização do Arraial da Vacinação e com este evento conseguimos avançar em dez anos a idade a ser imunizada”, destacou o secretário adjunto Carlos Vinicius Ribeiro.

Para a prefeita de Timon, Dinair Veloso, a parceria com o Governo do Estado é de extrema importância nesta momento de pandemia. “É com muita alegria que nós recebemos o Arraial da Vacinação aqui na cidade de Timon. Além de estarmos valorizando essa cultura importante para a nossa região, nós também estamos trazendo doses de esperança. Vamos seguir trabalhando de forma conjunta para vacinar o maior número de pessoas possível”, afirmou a prefeita de Timon, Dinair Veloso.

Teve quem aproveitou o drive para chegar de bike e também garantir a sua imunização. Foi o caso do lavrador Antônio João Ferreira, de 58 anos. “Vim de bicicleta e fui um dos primeiros. Estou muito feliz, pois nós corremos muito risco. Essa parceria do governo com a prefeitura é muito boa, pois possibilita a vacinação de muita gente. Ainda não tive a doença e espero nunca ter”, contou o lavrador Antônio Ferreira.

No Ginásio Francisco Carlos Jansen, foram vacinadas as pessoas que chegavam a pé, também no ritmo junino e regado a mingau de milho. A dona Maria Nilza Costa, 60 anos, não escondia a felicidade em poder se imunizar contra a Covid-19 ao som de forró pé de serra. “Eu estava muito ansiosa por esse momento e graças a Deus ele chegou. Eu gosto muito de dançar e me vacinar ao som de um forró pé de serra foi maravilhoso”, comentou a dona de casa.

Para o seu Francisco dos Santos, 52 anos, a vacina veio como um presente antecipado de aniversário. “Eu faço 53 anos amanhã e esta vacina foi o melhor presente de aniversário que eu poderia ganhar, pois há muito tempo já aguardava pela minha imunização”, disse o pedreiro, emocionado.

Fonte