Covid-19: decisão da Anvisa sobre importação da vacina Sputnik deve sair nas próximas semanas

Fonte: Wikinotícias

23 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A polêmica em torno da liberação da vacina russa Sputnik V continua e há algumas semanas já não envolve mais apenas a Anvisa e a União Química, que produziria o medicamento no Brasil, mas também governadores e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Pois o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, decidiu hoje que a Agência tem 30 dias para se manifestar sobre a importação do imunizante e que, ultrapassado o prazo, os governos do Ceará, Amapá e Piauí poderão comprar e distribuir o imunizante à população local. A nota foi publicada pelo Supremo às 12h50min de hoje.

Já a Anvisa emitiu um comunicado pouco depois, às 14h19min, onde anunciou que na próxima segunda feira (26/04) haverá uma "Reunião Extraordinária da Diretoria Colegiada para apreciar pedidos de importação da Sputnik V feito por estados e municípios".

O imbróglio com o imunizante se desenrola desde novembro de 2020, já que o Centro Gamaleya da Rússia, que desenvolveu a vacina, não tem disponibilizado os relatórios completos para apreciação da Anvisa. A falta de dados também já foi criticada na Argentina, onde o uso foi liberado no início do ano, e pela União Europeia, que anunciou dias atrás que, por ora, não liberará a Sputnik para uso emergencial.

Notícias Relacionadas

Fontes