Covid-19: com mais de 1 milhão de vacinas aplicadas por dia, Biden já supera meta em seu 1º mês de mandato

Fonte: Wikinotícias

20 de fevereiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Com a meta inicial de vacinar 1 milhão de pessoas por dia para combater a covid-19 nos Estados Unidos, o objetivo de Joe Biden está mais do que cumprido já nos seus primeiros 30 dias de mandato. Ele, que assumiu oficialmente a Casa Branca em 20 de janeiro passado, conseguiu fazer o país vacinar 43 milhões de pessoas de lá para cá: eram 16,5 milhões de doses aplicadas no dia de sua posse e até ontem, 59,5 milhões, o que dá uma média de 1,4 milhões de doses aplicadas por dia no último mês.

Mesmo após ter anunciado sua meta de 1 milhão de pessoas/dia num prazo de 100 dias, já no dia 26 de janeiro ele admitiu que este número poderia melhorar, chegando a 1,5 milhões de vacinas aplicadas diariamente até o final do prazo proposto.

Quando Biden assumiu, os Estados Unidos aplicavam em média 500 mil vacinas por dia.

O sucesso da campanha se deve, acima de tudo, segundo o Time da Casa Branca de Resposta à Covid (White House COVID-19 Response Team) a: 1) aumentar a oferta de vacinas, 2) aumentar o número de locais de vacinação; 3) aumentar o número de vacinadores.

Casos em queda

Vivendo uma segunda onda de covid-19 fortíssima em entre novembro e janeiro passados, com recordes de contaminações (308 mil no dia 08/01) e óbitos (4.502 no dia 12/01), o país já experimenta um certo alívio, não só pela imunização, mas também por outras medidas impostas pelo Governo Biden, como o uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos.

Os novos casos de covid não passam de 150 mil desde o passado dia 29 de janeiro, quando o país registrou 172 mil contaminações, e de 100 mil desde o passado dia 12, quando notificou novas 102 mil contaminações.

Já a mortes por dia não passam de 3 mil desde o passado dia 12, com uma média de 2.530 nos últimos três dias.

Imunidade de grupo

Apesar dos bons números na vacinação - o país é o líder mundial no número de doses aplicadas - e somadas as possíveis 100 milhões de contaminações (oficialmente hoje são 28 milhões de casos totais, mas estimativas dizem que este número poderia ser 3 a 4 vezes maior) - o que garantiria a imunização, hoje, de cerca de 160 milhões de pessoas, o número ainda está bem abaixo do que os especialistas dizem ser necessário para a imunidade de grupo para a covid: que 70 a 80% da população total esteja imunizada.

Os Estados Unidos, portanto, para chegarem à imunidade de grupo/rebanho necessitam que 232 a 265 milhões de pessoas estejam imunes ao Sars-Cov-2.

A vacinação deve estar completa até o final de agosto, com Biden tendo adquirido 600 milhões de doses de vacinas até o final de julho. São necessárias 2 doses por pessoa, com um intervalo médio de 3 semanas entre uma e outra.

Notícias Relacionadas

Fontes