Covid-19: após problemas no RS, Butantan nega que frascos da CoronaVac estejam com menos conteúdo

Fonte: Wikinotícias

11 de abril de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Jornal do Almoço, um dos programas televisivos mais assistidos pelos gaúchos, reportou ontem que municípios do Rio Grande do Sul teriam notificado a Anvisa por lotes da vacina Coronavac com menos doses. Segundo a matéria, as Secretarias Municipais da Saúde do estado estimam a perda de 20 mil doses em cerca de 100 cidades.

Uma destas cidades, de acordo com o Jornal, é Santa Maria, onde o problema teria sido constatado esta semana e onde cerca de 750 doses a menos estariam dentro dos frascos, que devem vir com conteúdo para 10 doses cada.

A Secretaria da Saúde do RS disse à reportagem que o problema poderia ser na calibragem dos equipamentos de envase, já que este processo é automatizado.

Hoje, o Instituto Butantan, que produza a vacina no Brasil, escreveu em seu Twitter, junto a uma Nota de Esclarecimento, que "é falso informar que houve envase inferior a 10 doses na quantidade de cada frasco da vacina" e que o problema seria no manuseio feio pelos profissionais de saúde, sendo importante "fazer a aspiração correta de cada frasco".

Fontes